Florianópolis, 4.2.16 – Diversos cursos do setor de transportes fazem parte da programação de qualificação do Sest Senat Florianópolis para fevereiro. As opções são destinadas tanto para quem já trabalha no ramo, quanto para quem pretende ingressar. São cursos de formação, atualização e aproveitamento, com média de duração entre 5 e 60 horas/aula.
No dia 13 de fevereiro, por exemplo, três turmas entrarão em sala de aula: de formação de taxistas (até o dia 10/03), de condutores de transporte coletivo (até 12/03) e de atualização de transporte escolar (até 20/02).
Em seguida, no dia 15 de fevereiro, serão iniciadas outras cinco qualificações. Haverá aproveitamento para condutores de veículos de emergência (até 18/02), de formação para motoristas de transporte coletivo (até 3/03), aproveitamento de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP) (até 24/02) e NR35, de segurança no trabalho em altura (até 16/02).
Duas turmas de conhecimentos sobre primeiros socorros também terão aula no dia 18 de fevereiro. As aulas acontecerão nos turnos matutino e vespertino, com cinco horas de duração cada uma. Ainda no dia 20 de fevereiro serão iniciadas as turmas de aproveitamento de transporte coletivo (até 27/02), saúde e segurança no trabalho – haverá outra turma deste curso no dia 23 – e monitor de transporte escolar (até 27/02).
Para o dia 22 também estão programados os cursos de cargas indivisíveis (até 10/03) e atualização de transporte coletivo (até 25/02). Em seguida haverá capacitação de direção defensiva (27/02), especializado em monofretista (de 27/02 à 19/03), NR 35, de segurança no trabalho em altura (29/02 à 1º/03) e formação de condutores para o transporte coletivo (29/02 à 17/03).
Motoristas estão, cada vez mais, em busca de novos conhecimentos – O curso de formação para atuar nas mais variadas áreas de transporte é apenas o primeiro passo para o motorista profissional. Isso é o que fala o coordenador de Desenvolvimento Profissional do Sest Senat Florianópolis, Marcos Ávila. “Eles veem a conquista de novos conhecimentos como uma boa opção e se torna viciante”, explicou. O retorno do profissional para a sala de aula em busca de uma atualização, segundo Ávila, ocorre em virtude de o próprio trabalhador identificar a necessidade de sempre adquirir um novo conhecimento. “Ele começa a ter uma visão diferente, uma necessidade de adquirir mais conhecimento sobre como fazer melhor trabalho dele”, como o fato de “cada vez mais a tecnologia está sendo incorporadas nos veículos, principalmente de grande porte”, acrescentou Ávila ao salientar a preocupação do transportador em entender mais sobre as novidades de mercado.
Informações adicionais e inscrições no telefone (48) 3281-6200.
Fonte: HA/Imprensa Fetrancesc/Sest Senat