ANTT abre consulta para regulamentar atestados de habilitação das concessionárias ao Reidi

ANTT abre consulta para regulamentar atestados de habilitação das concessionárias ao Reidi

Brasília, 16.12.15 –  A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) colhe subsídios para aprimorar a minuta de resolução que regulamentará as diretrizes para emissão de atestados para fins de habilitação das concessionárias de ferrovias e rodovias ao Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi).

Criado pela Lei nº 11.488/2007, o Reidi tem como objetivo a desoneração fiscal para a implantação de projetos de infraestrutura. É beneficiária do regime a pessoa jurídica que tenha projeto aprovado para implantação de obras de infraestrutura nos setores de transportes, portos, energia, saneamento básico e irrigação.

O incentivo fiscal do Reidi consiste na suspensão da incidência das contribuições para PIS (1,65%) e Cofins (7,6%) sobre as receitas decorrentes de aquisições destinadas à utilização ou incorporação em obras de infraestrutura destinadas ao seu ativo imobilizado.

A emissão dos atestados para a habilitação das concessionárias é tratada na Portaria nº 124 do Ministério dos Transportes.

Interessados em participar da Consulta Pública nº 06/2015 podem solicitar informações e encaminhar suas contribuições a partir das 9h do dia 16/12/2015 até as 18h (horário de Brasília) do dia 4/1/2016 para o e-mail cp006_2015@antt.gov.br.  Fonte: ANTT.

Divulgada resolução que trata do Seguro DPVAT

A Resolução nº 332, de 9 de dezembro desse ano, que dispõe sobre danos pessoais cobertos, indenizações, regulação dos sinistros, prêmio, condições tarifárias e administração dos recursos do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou não – Seguro DPVAT, foi divulgada no Diário Oficial da União de ontem.
Confira a íntegra da resolução aqui. Fonte: NTC& Logística

No ritmo atual, seriam necessários 54 anos para resolver gargalos de ferrovias


Com o ritmo atual de investimentos em ferrovias, seriam necessários 54 anos para concluir projetos avaliados como prioritários para o setor, de acordo com a Pesquisa CNT Ferrovias, elaborada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte). No estudo, a entidade identificou a necessidade de 213 obras ferroviárias, além da construção de 72 terminais intermodais de carga e a ampliação de outros sete existentes, o que totaliza investimento de R$ 281,7 bilhões.
Segundo a CNT, em oito anos, entre 2006 e 2014, o setor público investiu R$ 12,93 bilhões em ferrovias. No mesmo período, o setor privado investiu R$ 33,51 bilhões. Fonte: Fato Online.

De acordo com a CNT, 41,1% dos clientes das ferrovias existentes citaram a baixa qualidade da infraestrutura disponível como um dos principais entraves do setor ferroviário e 26% reclamaram da insuficiência de ferrovias. O levantamento aponta ainda como um dos maiores entraves do setor a passagem por áreas urbanas, que obriga a redução da velocidade das locomotivas de 40km/h para 5km/h, “que gera aumento do consumo de combustível, perda de eficiência e produtividade, entre outros problemas”, destaca o documento. Há, pelo menos, 335 aglomerações às margens das ferrovias e também 279 cruzamentos de ferrovias com rodovias.
O Brasil tem hoje 12 principais ferrovias destinadas ao transporte de cargas, totalizando 28.176 quilômetros. Onze são operadas por empresas privadas.


Extraído de: Fato Online

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