Blumenau, 30.3.16 – A preservação do meio ambiente e a redução do uso de recursos naturais são parte da rotina de muitos profissionais do transporte como os motoristas, gestores de frota, gerentes e diretores. Para que mais empresas passem a adotar um modelo ambiental sustentável, o técnico, Fábio Costa, fez apresentação sobre o Despoluir Programa Ambiental do Transporte da CNT/Fetrancesc com parceria do Setcesc, aos jovens aprendizes, coordenadores e instrutores do SEST SENAT Blumenau.
O instrutor da área Ambiental da Unidade, Paulo José da Silva, afirmou que essa ação tem a finalidade de associar o conhecimento resultante da qualificação profissional com as ações do Despoluir, “iniciando em sala de aula a responsabilidade socioambiental.” Na apresentação, houve a exibição de um vídeo sobre o teste, uma aferição na prática e “foi uma oportunidade para conhecer o funcionamento de um motor a diesel”, ressaltou Silva.
O público teve a oportunidade de conhecer os objetivos do Despoluir, entre os quais, a redução da emissão de poluentes e do uso de recursos naturais, gestão para a preservação ambiental e assim os empregadores e trabalhadores darem a sua contribuição para o combate ao aquecimento global.
Fábio Costa explicou que uma das principais atividades do Despoluir é a aferição da fumaça resultante da combustão do veículo de carga, que pelo nível de opacidade, indica se o caminhão está dentro dos padrões ambientes ou se emite poluentes na atmosfera. Para fazer os testes, o Programa em Santa Catarina conta com quatro unidades móveis, uma na Grande Florianópolis, Sul e Serra; uma no Norte e Vale e Planalto Norte; uma no Meio-oeste e outra no Oeste.
Aprovação significa gastar menos com o veículo – Fazer a avaliação dos veículos e receber o Selo Despoluir com validade de 90 dias, segundo o técnico do Despoluir significa respeito à legislação ambiental. E também traz uma série de vantagens ao proprietário do veículo. Uma delas é a redução do consumo de combustível, outra é menos gastos com manutenção.
E uma terceira vantagem é que o Selo do Despoluir significa que a empresa pode ser contratada para o serviço de frete por embarcadores que têm em sua política ou exigência, contratar apenas quem segue um padrão ambiental. E ainda, pode evitar uma multa se for parado pela Polícia Rodoviária Federal e submetido à análise.
Costa explica que quando o caminhão é reprovado, significa que falta manutenção e assim o custo é maior, sem contar que está poluindo. No caso, o proprietário é orientado a fazer os consertos e um novo teste.
O uso de Arla 32 que reduz a emissão óxidos de nitrogênio (NOx) é uma exigência desde 2012, bem como o uso do Diesel S 10, que tem menos partículas de enxofre, prejudiciais à saúde e ao ar. Costa destacou que tanto as novas tecnologias como as ações do Despoluir são contribuições fundamentais e que precisam da contribuição dos trabalhadores e dos empresários.
Aferições contribuem para o controle da manutenção do veículo – Para o proprietário da empresa Translu, Carlos Alberto Andreola Neto, que faz aferição dos seus veículos de Blumenau há mais de três anos, o teste do Despoluir é uma garantia que não tem desperdício ou gasto extra com consertos.
Ao analisar a fumaça, em uma visita do técnico Fábio Costa, três veículos foram reprovados e o laudo apontou os motivos entre eles interferência na regulagem para o veículo render mais. Só que isso não traz vantagem, pois o custo de uma viagem é ainda mais elevado com consumo maior de combustível e desgaste maior do veículo.
Depois de fazer a manutenção corretiva dos reprovados afirma ele, só faz a preventiva, porque o motorista sabe que deve adotar alguns cuidados. A Translu, conta Andreola Neto, faz os testes por orientação do Setcesc de Blumenau e por exigência da embarcadora, empresa de bebidas, que tem certificações ambientais.
Em abril, transportadora vai iniciar as aferições dos veículos em Joinville. “Eu avalio como positivo o resultado do trabalho do Despoluir, por tudo que vem a somar tanto para o meio ambiente como para a economia da empresa é positivo”, disse o empresário.
Além da apresentação no Sest Senat Blumenau, o técnico fez 50 aferições em veículos das empresas conforme agenda do Sindicato das Empresas de Transporte de carga e Logística de Santa Catarina (Setcesc) com sede em Blumenau e abrangência em várias regiões catarinenses.
Fonte: JP/Imprensa Fetrancesc/Sest Senat/Despoluir