Itajaí, 25.11.16 – Trabalhadores portuários e caminhoneiros que atuam nas áreas próximas ao Porto de Itajaí tiveram a oportunidade, durante dois dias, de cuidar da saúde gratuitamente. A ação fez parte do Projeto Saúde nos Portos organizado pelo SEST SENAT em parceria com o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.
Em Itajaí, a ação ocorreu nesta quarta e quinta-feira na área alfandegada do porto. Os trabalhadores tiveram acesso a atendimentos de nutrição (com cálculo de IMC e aferição da pressão arterial), de fisioterapia (com a realização de ginástica laboral) e orientação sobre saúde bucal.
Os trabalhadores portuários e caminhoneiros também realizaram testes rápidos de Aids, sífilis, hepatite C e glicose, aplicação de vacinas (tétano, hepatite B, tríplice viral e influenza) e receberam informações sobre tuberculose, hanseníase, tabagismo e uso de álcool e drogas.
O projeto já atendeu mais de 32 mil trabalhadores, mais que o dobro da meta prevista pelo governo federal (14 mil atendimentos) em todo o país. O objetivo é contribuir para uma maior qualidade de vida na jornada de trabalhadores e motoristas do porto.
SAÚDE NOS PORTOS – O projeto é executado por meio da atuação conjunta entre as Administrações Portuárias, regionais do SEST/SENAT e Grupo de Trabalho de Saúde, que conta com a colaboração da Polícia Rodoviária Federal (PRF), governos estaduais e municipais, secretarias de Saúde estaduais e municipais, Órgão de Gestão de Mão de Obra – OGMO, sindicatos, arrendatários, operadores portuários e universidades.