Chapecó, 9.6.16 – O desenho de um rosto feliz. Uma mensagem de motivação. Um recado de muito obrigado ao que a vida, por meio do esforço de cada um, os ofereceu. Isso tudo motiva o dia das pessoas. Em quatro cantos do SEST SENAT Chapecó é este tipo de mensagem que se vê. Pelo menos depois que os colaboradores da Unidade criaram o Cantinho da Gratidão, em que painéis foram distribuídos em setores diferentes, onde são deixadas mensagens em agradecimento ao que há de bom no cotidiano de cada um, seja no trabalho ou na vida particular.
Pode ser a valorização por algo de bom que um colega tenha feito ou, ainda, por ter saúde, um trabalho, explicou a diretora da Unidade, Geila Beck. Eles passam pelo Cantinho e deixam a sua marca, seu recado. E podem escrever em todos os painéis, independentemente de ser ou não no setor em que trabalham.
A mensagem é genérica ou para um colega em específico, o que contribui para a harmonia dentro do SEST SENAT. “O ambiente (de trabalho) sempre foi bom, mas o Cantinho da Gratidão fez com que ficasse ainda melhor. Normalmente as pessoas deixam de agradecer. Aqui a gente busca agradecer constantemente, por isso o ambiente é assim. A nossa equipe é maravilhosa”, destacou a diretora, entusiasmada com o resultado desta criação.
O agradecimento é expresso de maneiras variadas e é o princípio do reconhecimento, no ponto de vista da dentista da Unidade, Daniela Rebellato. Foi justamente isso que a fez admirar a ação, já que para ela “gratidão não é moeda de troca. É gentileza. Quando a gente recebe algo, faz todo sentido mostrar gratidão”.
Já para o assistente Administrativo I, Josimar Fiori, o Cantinho da Gratidão, vai além do registro de feedbacks das atividades do dia-a-dia. “É sempre bom receber um elogio ou uma palavra sincera de agradecimento. Nos faz mais felizes e motivados. Nos mantém atentos à questão de que, além de colegas de trabalhos, somos humanos e precisamos de carinho”, disse.
Mas o Cantinho da Gratidão, para Daniela, significa mais ainda. Ele é uma forma de transmitir, com humildade, carinho e respeito por todos os colegas. Também é a melhor maneira de manter os colegas unidos, afinal, nas mensagens deixadas são externadas, segundo a dentista, “não só nossa gratidão, mas, também, admiração e carinho pelos colegas, com os quais muitas vezes convivemos até mais do que com nossos familiares”.
Da ideia para a prática – A ideia do Cantinho da Gratidão surgiu durante uma reunião entre a diretora do SEST SENAT Chapecó, Geila Beck, e as coordenadoras da Unidade. Da primeira proposta até que foi colocada em prática houve várias sugestões, que Geila considera “ideias para o aperfeiçoamento” do espaço. Foi com uma dica de um e de outro que os painéis deixaram de ser um projeto e se tornaram reais. Hoje, destacou a diretora, deixar um recadinho no mural não é mais novidade. Faz parte da rotina dos colaboradores.
Fonte: HA/Imprensa Fetrancesc/SEST SENAT