Criciúma, 1º.11.16 – Dois empresários do Transporte Rodoviária de Cargas (TRC) de Santa Catarina, membros da diretoria do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Sul de SC (Setransc), foram eleitos prefeitos no pleito de outubro de 2016, entidade filiada à Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de SC (Fetrancesc). O primeiro vice-presidente do sindicato, Valdir Fontanella, foi escolhido para governar a cidade de Lauro Muller. Já o 2º diretor-secretário, Rogério Frigo, será o novo gestor de Nova Veneza.
Fontanella pretende ficar à frente do cargo por apenas quatro anos “e nem um dia a mais do que isso”. Ele quer se dedicar neste período à cidade onde nasceu e iniciou sua vida profissional. “Achei que tinha que contribuir com a minha cidade. Nossa gestão já elencou algumas bandeiras e, neste período, contarei com a minha família na administração da empresa para poder demandar bastante cuidado à cidade”, salientou.
O novo prefeito de Lauro Muller pretende dar atenção especial ao turismo, pavimentação, saúde, fortalecimento do emprego, bem como oportunidades e incentivos para empreendedores locais.
Já Frigo somará mais quatro anos à sua vida política. Ele já foi prefeito de Nova Veneza por oito anos, entre 2005 e 2012. Para a nova gestão, ele pretende aliar a experiência anterior aos desafios e metas estabelecidas no plano de governo “que foi apreciado pela população”.
“Eu quero estar à disposição para solucionarmos problemas enfrentados pelo transporte. Meu propósito é ser o elo entre o setor político e o nosso segmento, para fortalece-lo ainda mais na região”, salientou.
Outro empresário do Sul de Santa Catarina, Gustavo Cancellier, também foi eleito prefeito no pleito de outubro de 2016 e ficará à frente da Prefeitura de Urussanga até 2020. Ele, porém, não é membro da diretoria do Setrancesc, apenas associado à entidade.
Para o presidente do Setransc, Lorisvaldo Piuco, com a força da classe política na administração pública, é preciso se pensar em representantes do setor produtivo à frente de gestões, sejam nas esferas municipais, estaduais ou federais. “Quanto maior a nossa participação, mais respeitados seremos e mais pleitos conquistaremos”, destacou.
O mesmo considera o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, que defende a aliança dos setores com os gestores públicos. “Ao levarmos nossas contribuições aos administradores, exerceremos nosso direito à democracia e daremos a nossa contribuição para melhorar o rumo do País. Só que se, além de fazer isso, nos tornarmos representantes públicos, alavancaremos ainda mais a nossa economia”, acrescentou.
Outros transportadores na política – Além de Fontanella e Frigo, outros transportadores também foram eleitos no pleito de 2 de outubro deste ano. Um deles foi Gustavo Cancellier, escolhido para governar o município de Urussanga pelos próximos quatro anos. Em Florianópolis, o empresário do setor, Maikon Costa, também foi eleito vereador.
Fonte: Assessoria de Imprensa Fetrancesc