Campos Novos, 2.3.16 – Um acidente grave em Campos Novos, no Meio-Oeste de Santa Catarina, deixou quatro mortos na tarde de ontem na BR-470. Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o coletivo da empresa Reunidas bateu de frente com um caminhão da empresa Coopercampos.
O acidente ocorreu no quilômetro 298,5 da rodovia. As quatro pessoas que morreram são os motoristas dos dois veículos e dois passageiros do ônibus, sendo que nenhuma vítima havia sido identificada até as 22h de ontem. Outras nove pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para os hospitais de Campos Novos, Lages e Joaçaba, segundo a PRF. O coletivo fazia a linha Florianópolis–Concórdia, e o caminhão transportava adubo líquido. O advogado da Reunidas, Vinicius Marin, foi enviado ao local do acidente, onde chegou por volta de 19h30min para buscar mais informações sobre a colisão e prestar suporte às vítimas e às famílias. (Fonte: Diário Catarinense)
Melhorias no trânsito
Pela primeira vez em 14 anos, o sistema de semáforos da Capital passa por mudança. Equipes da prefeitura iniciaram a instalação dos novos equipamentos no bairro Santa Mônica, ontem, e seguirão por outros bairros nos próximos dias. Serão instalados 134 novos sistemas de controle e 63 semáforos na cidade. Paralelo a isso, o poder público monta a Central de Monitoramento do trânsito, prevista para ser entregue no final de abril. Uma equipe de 24 pessoas irá trabalhar no local. Com a mudança, quando ocorrer qualquer problema, em semáforos não haverá necessidade de enviar uma equipe técnica para o local, pois o sistema será feito via um software capaz também de monitorar o fluxo da via e traçar planos de sincronização de acordo com a movimentação em determinado horário. (Fonte: Diário Catarinense – Mônica Jorge)
Projeto para a SC-108
O governo do Estado divulgou que ainda neste mês vai lançar o edital para o projeto de duplicação da SC-108, trecho que liga Criciúma, Cocal do Sul e Urussanga, no Sul do Estado. Um estudo também definirá o número de obras como pontes e viadutos do trecho de 15 quilômetros. O Estado deverá investir cerca de R$ 160 milhões, através do programa BID-6. O prazo para o término do projeto será de 450 dias e o início da duplicação está previsto para 2019. (Fonte: Diário Catarinense – Ricardo Dias)
Entusiasmo
O prefeito Cesar Souza Junior não esconde o entusiasmo com o novo sistema de semáforos da Capital, que deverá estar em pleno funcionamento até o final de abril. De acordo com ele, agentes de trânsito poderão com apenas um clique mudar o plano de sincronização conforme a previsão do tempo. Para os dias de chuva, principalmente no verão, quando muitas pessoas se dirigem aos shoppings da cidade, haverá uma sincronização especial. O mesmo será feito para dias de céu claro e fins de semana, quando as pessoas se dirigem mais às praias do que ao Centro, por exemplo. Neste caso, as vias que dão acesso às praias terão maior fluidez.
A prefeitura está investindo R$ 5,5 milhões no novo sistema.
Lages na rota – A Azul Linhas Aéreas Brasileiras iniciará operações em Lages em 18 de maio. A companhia operará um voo diário na cidade catarinense com destino a São Paulo (Campinas) em modelos turboélice ATR 72-600, de 70 assentos. A base será o sexto destino atendido pela Azul em Santa Catarina, onde a empresa é líder em cidades servidas. (Fonte: Diário Catarinense – Cacau Menezes)
À beira do fracasso
No meio da confusão sobre a renegociação da dívida dos Estados com a União, a presidente Dilma Rousseff chamou prefeitos e governadores para uma reunião na sexta-feira. No caso de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o principal interesse é debater os juros aplicados à renegociação, acima do previsto pelas secretarias de Fazenda. O governador Raimundo Colombo (PSD-SC) insiste com a ação no Supremo Tribunal Federal e chegou a congelar o repasse da parcela da dívida. José Ivo Sartori (PMDB-RS) foi à Justiça Federal pedir as mesmas modificações. Em outra frente, um decreto legislativo está pronto para ser votado na Câmara, assegurando o interesse dos Estados. O Planalto está perdido e deixa que o descontentamento ganhe corpo. Se quiser o apoio dos governadores para aprovar a volta da CPMF, Dilma terá de negociar um meio-termo para resolver o problema da dívida. Se ela promover o encontro apenas para pedir apoio, a reunião será um retumbante fracasso.
Boa vontade – Autor do decreto legislativo que propõe a mudança nos juros da renegociação da dívida, Esperidião Amin (PP-SC) recebeu um telefonema do governador Colombo. Era para retirar o assunto de pauta, até a reunião de Dilma com os governadores.
Olho do dono – O governador Raimundo Colombo desembarca hoje em Brasília para cuidar de perto das negociações envolvendo a dívida. Além da presença no STF é importante a articulação política, com apoio da bancada.
Despedida – Nos últimos lances como ministro, Luís Inácio Adams foi ontem à Comissão de Orçamento defender as contas de 2014 e, hoje, deve assinar o acordo com a Samarco sobre a recuperação da região de Mariana (MG). José Eduardo Cardozo queria assumir a AGU hoje, mas diante desta última missão, a posse fica para amanhã.
Suspense – Relator da Lava-Jato, o ministro Teori Zavascki não vai distribuir o voto sobre Eduardo Cunha (PMDB-RJ) com antecedência. Ao contrário de Luiz Fachin no caso do impeachment, Zavascki vai apresentar as conclusões pela primeira vez em plenário. O voto sobre a denúncia contra Cunha deve durar 30 minutos. (Fonte: Diário Catarinense – Carolina Bahia)