Florianópolis, 18.10.16 – Dois anos e três meses depois dos deslizamentos nas rodovias do Oeste provocados pelas cheias do final de julho de 2014, iniciaram as obras de recuperação. A Terramax, empresa vencedora de seis dos 22 pontos licitados no final do ano passado, começou nesta segunda-feira a sinalização do trecho situado próximo ao CTG Seara e Pampa, em Seara.
Nesta semana será iniciada a drenagem e, posteriormente, os trabalhos de pavimentação e de contenção do barranco. Depois a empresa deve ir para outros trechos entre SC 155, entre Xavantina e Xanxerê.
Outra empresa, a Britter, deve iniciar em 30 dias a recuperação da SC 283, em Concórdia, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Estadual.
De acordo com o superintendente regional do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Élio Godoy, a demora ocorreu para a aprovação e liberação dos recursos junto ao Ministério da Integração.
O valor de R$ 7,2 milhões foi liberado no final do ano passado, quando foi realizada a licitação. Mas a ordem de serviço foi dada somente no final de agosto deste ano. Além disso até agora foi liberada apenas a primeira parcela do montante.
Novos deslizamentos – Em relação aos deslizamentos mais recentes na SC 283, ocorridos no ano passado, apenas o localizado entre Seara e Arvoredo tem solução encaminhada. A previsão é que a mesma empresa que faz a conservação da rodovia faça a recuperação do local até novembro. Já em Águas de Chapecó não há previsão pois há necessidade de escavar um morro pois do outro lado da pista há um barranco próximo ao rio Chapecó.
(Fonte: Darci Debona – De Ponto a Ponto – Diário Catarinense)
Prioridade será do transporte público – Durante a visita, o secretário Cassio Taniguchi falou sobre o retorno da ponte Hercílio Luz para o sistema de mobilidade urbana de Florianópolis. Conforme Taniguchi, a ponte terá capacidade de 45 toneladas, que suporta a passagem de qualquer veículo. A única limitação será a altura. Somente caminhões e ônibus com menos de 3,5 metros de altura terão acesso à ponte.
Taniguchi confirmou que o transporte público terá prioridade. “A intenção é de que a ponte possa servir o maior número de pessoas, e a maneira mais adequada é dar prioridade ao transporte público. Os coletivos, os ciclistas e os pedestres serão os mais beneficiados. A intenção é de que o BRT Parador passe pela Hercílio Luz, e o BRT Expresso, pelas outras duas pontes, disse. O secretário não deu detalhes sobre a mudança no sistema viário na Ilha e no Continente. Ele também não confirmou a intenção de deixar a ponte Hercílio Luz com o trânsito em sentido único em determinados horários.
(Michael Gonçalves – Notícias do Dia)