Concórdia, 19.5.16 – “Show de bola”, é como o motorista de produtos perigosos, Rodrigo Lucio da Rosa, de Concórdia (SC) avalia o atendimento que recebeu no Comando da Saúde realizado ontem pelo SEST SENAT Concordia e Polícia Rodoviária Federal, na BR-153, em Concórdia Mais satisfeito ainda ficou com o resultado dos exames e dos testes que fez, porque tirando a descoberta de uma pequena deficiência de visão, o restante está tudo certo. É a primeira vez que ele é abordado nesse serviço e considera muito bom, porque os motoristas nem sempre dão a atenção à sua saúde como deveriam, disse ele.
Garantiu que cuida da alimentação, não fuma, bebida só nos finais de semana quando não trabalha e está com a família. Atividade física, ele disse que não dá tempo de fazer, apesar de trabalhar das 8h às 19 horas com intervalos para as refeições e descanso. Mas acredita que compensa com subir e descer da carroceria do caminhão para fazer as entregas e o ajuda a mante o peso de 84 quilos. Ele faz entregas de produtos químicos do litoral catarinense ou São Paulo para uma indústria de celulose no Oeste catarinense.
O Comando da Saúde tem a finalidade de verificar as condições de saúde dos motoristas como prevenção a doenças e aumento da qualidade de vida. Os motoristas atendidos respondem a um questionário sobre rotinas, hábitos alimentares, doenças, uso de medicamentos, qualidade do sono, teste de visão, de força e verificação do Índice de Massa Corporal que indica se está dentro do peso ideal o se está obeso. Depois passa por exames como om de visão, verificação de pressão arterial e outros.
Dos 104 motoristas atendidos, 87 apresentaram gordura corporal acima do desejável. Um grupo de 24 estavam com a pressão arterial alterada e 17 afirmaram usar medicamentos para controle de doenças com o Diabetes. Com o resultado, os condutores foram orientados e atendidos por profissionais da saúde especialmente na mudança de hábitos alimentares, atividade física e fazer uma visita ao médico anualmente. Alguns foram orientados a procurar um especialista. Esse trabalho contribui para a prevenção de acidentes e vítimas no trânsito.
Multiplicar a informação para combater a violência sexual -Os motoristas também participaram da campanha do 18 de maio Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Eles foram orientados sobre como podem contribuir para combater esse crime. Um das principais dicas é o Disque 100, gratuito, para informar sobre ocorrências que que constatem em seu trajeto de viagem.
As duas atividades fazem parte também da Campanha do Maio Amarelo que tem o objetivo de reduzir o número de acidentes, de mortes e de feridos, no mundo. O Comando contou com o apoio da secretaria da Saúde de Concórdia, Fundação Adolpho Bósio (Fabet), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Academia Evolution. Fonte: JP/Imprensa Fetrancesc/SEST SENAT. Fotos: Divulgação SEST SENAT Concórdia.