Tubarão, 24.2.16 – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/SC), iniciou na terça-feira, 23 de fevereiro, a construção da segunda passarela de pedestres, dentro do lote de Obras Complementares (OCs) à duplicação da BR-101 Sul, em Santa Catarina. Pela manhã, trabalhadores escavaram os cinco fossos para estaqueamento e construção das sapatas da rampa direita, na rua José Alberto Nunes, lindeira ao km 336 da rodovia federal, em Tubarão.
A próxima etapa é a escavação dos cinco fossos para construção da rampa esquerda, na rua Dep. Olice Pedra de Caldas, abrindo espaço para a cravação de estacas. A primeira passarela das OCs está em construção no km 326,8, em Capivari de Baixo, onde as rampas foram construídas e as longarinas (vigas), sobre as pistas duplicadas foram instaladas. Ela terá 207 metros de extensão.
A passarela em construção no km 336 terá 251,7 metros de extensão, contando a ligação entre as duas ruas laterais. Outras duas passarelas estão projetadas para o município de Tubarão, sendo uma no km 334,2, no bairro Humaitá (250,74 metros de extensão e uma no km 341,8, próximo ao acesso do bairro São Cristóvão (entre os viadutos construídos, com 207,25 metros).
Todas as estruturas terão guarda corpos laterais, com 1,12 metros de altura, e rampas para acesso com inclinação suave, para circulação de portadores de necessidades motoras. As passarelas serão construídas próximas de viadutos e outras passagens de pedestres, acrescentando mais equipamentos de travessia segura aos já construídos ao longo da duplicação da rodovia. Do km 300 ao km 465 foram construídas 25 passagens inferiores para pedestres (PIPs) e 16 passarelas.
Trabalhos em pistas vão redimensionar fluxo da BR-101 Sul em Tubarão e Treze de Maio – Os trabalhos de melhorias no asfalto da BR-101 Sul, entre o km 345, em Tubarão, até o km 349, em Treze de Maio, vão redimensionar o fluxo de veículos nas pistas duplicadas da rodovia federal nos próximos dias. Isso porque é necessário remanejar o fluxo de veículos para abrir frente à movimentação de trabalhadores e equipamentos, na retirada da camada antiga e aplicação de nova capa asfáltica.
Além das melhorias no pavimento, a autarquia também fará a aplicação de microrrevestimento como camada de nivelamento, quando o pavimento estiver recuperado. Nesta semana, as atividades serão feitas em ambos os sentidos de tráfego, onde os trabalhos irão acompanhar o cronograma de obras definido. Caso chova, toda a logística será interrompida.
As melhorias neste trecho fazem parte do contrato de conservação e manutenção da BR-101 Sul, executado pelo Dnit/SC, sendo pontuais e temporárias e, por isso, requerem mais atenção dos usuários. As operações de conservação da rodovia federal no extremo-Sul seguem em dois lotes contratados, sendo que o primeiro se estende do km 300 ao km 379,9 (Laguna a Içara) e o segundo do km 380 ao km 465 (Içara a Passo de Torres). Todas as frentes de obras terão sinalização provisória instalada, identificando os trabalhos. Ficam os motoristas obrigados a respeita-la, pois somente assim, estarão evitando acidentes.
É preciso, também, que todos os motoristas que trafegarem pelos trechos em recuperação nos próximos dias respeitem os limites de velocidade, a sinalização rodoviária e os acessos às cidades litorâneas, lindeiras da rodovia federal. Nas travessias urbanas, ao trafegar pelas vias lindeiras, é preciso respeitar a circulação de pedestres, bem como o fluxo local de veículos. Nesses trechos há aglomerados urbanos, igrejas, postos de combustíveis, comércio e residências.
Para mais informações, os usuários da BR-101 Sul podem acessar o site 101sul.com.br ou ligar para o Serviço de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 6030 101.
Retorno às aulas traz movimento maior para vias laterais da BR-101 Sul/SC – O ano letivo em escolas públicas lindeiras a BR-101 Sul em Santa Catarina começou nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, trazendo mais movimento de transportadores de pessoas e estudantes em circulação por vias lindeiras e equipamentos de travessia (passarelas, passagens, calçadas e faixas de pedestres). Com essa mudança de rotina, os motoristas devem atentar para esse acréscimo de fluxo por ruas laterais à rodovia federal.
Nos bordos da rodovia estão localizados vários estabelecimentos de ensino, com fluxo de pedestres, sendo alunos, professores e funcionários. Este movimento fica evidente no início da manhã, meio-dia e final de tarde, períodos que também registram grande tráfego de veículos. Para se deslocar, estes pedestres necessitam cruzar as pistas duplicadas da rodovia, onde não há passagens, ou usar transporte coletivo que transita pelas pistas quanto pelas vias paralelas.
Em trechos já duplicados, a recomendação do Dnit é que os alunos procurem os dispositivos de segurança, como as passarelas e passagens inferiores para pedestres. Onde não houver este tipo de estrutura, a travessia das pistas deve ser realizada pelas passagens em nível – aberturas sinalizadas entre as proteções de concreto, obras de arte especiais (OAEs) como os viadutos e passagens inferiores para veículos.
Os transportadores escolares devem atentar e respeita a sinalização vertical e horizontal disposta na rodovia e vias laterais. Nas vias laterais, o limite de velocidade está fixado em 50 km/h, sendo que nas pistas duplicadas o limite de velocidade para ônibus está fixado em 90 km/h. Nos trechos urbanos pertencentes a BR-101 Sul, construídos nos municípios de Paulo Lopes, Imbituba, Laguna, Pescaria Brava, Tubarão, Sangão, Içara, Maracajá Araranguá, Sombrio, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Passo de Torres, o Dnit/SC instalou faixas de sinalização horizontal para travessia de pedestres. (Fonte: Assessoria de Imprensa 101 Sul – Muriel Ricardo Albonico)