Florianópolis, 25.10.16 – O planejamento para o Programa Ambiental do Transporte – Despoluir de Santa Catarina em 2017 foi iniciado na tarde desta segunda-feira, 24 de outubro, em Florianópolis. As deliberações ocorreram durante reunião entre os técnicos, o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Ari Rabaiolli, o diretor executivo da entidade, Maurus Fiedler, e o coordenador do programa, Rodrigo Oda.
A Resolução 418 do Conama, que dispõe sobre critérios para a elaboração de planos de controle de poluição veicular e para a implantação de programas de inspeção e manutenção de veículos em uso também foi tema de discussão da reunião e aguarda orientação por parte do SEST para ser aplicado na íntegra. Outro assunto abordado foi a Instrução Normativa 6/2010 do Ibama, que estabelece critérios para procedimentos de inspeção veicular que poderá requerer orientação por parte dos técnicos aos proprietários dos caminhões antes de iniciar o teste.
O Despoluir conta com quatro técnicos em Santa Catarina: Rafael Walter, Marcelo Camillo, Fábio Costa e Sérgio Machado. Eles fazem aferições da fumaça emitida por veículos de transporte e certificam, no caso de estarem de acordo com as normas ambientais, ou orientam para a realização de manutenção, em casos de reprovação.
Para Rabaiolli, quanto mais próximo o Despoluir estiver dos sindicatos filiados à Fetrancesc e das Unidades do SEST SENAT, mais empresas terão suas frotas em dia com as normas ambientais. “É isso que nós queremos e defendemos. Quanto mais ambientalmente corretas forem as empresas, melhor será para a natureza, além de terem suas despesas com manutenção reduzidas “, destacou.
Fazer a avaliação dos veículos e receber o Selo Despoluir, cuja validade recentemente passou para 180 dias, significa respeito à legislação ambiental e acarreta em uma série de vantagens ao proprietário do veículo, sendo a principal delas a oportunidade de prevenir gastos desnecessários com manutenção, uma vez que pode-se, por meio do teste, identificar antes de reparar.
Também há o diferencial de que, com o Selo do Despoluir, a empresa pode ser contratada para o serviço de frete por embarcadores que têm em sua política ou exigência contratar apenas quem segue um padrão ambiental além daquelas que tem por exigência em seus programas de qualidade (ISO 14.000, Sasmaq, por exemplo).
Fonte: Assessoria de Imprensa Fetrancesc