Crise aumenta a procura por qualificação no TRC, revela Conselho Regional do SEST SENAT SC

  1. Início
  2. Notícias
  3. Crise aumenta a procura por qualificação no TRC, revela Conselho Regional do SEST SENAT SC

Crise aumenta a procura por qualificação no TRC, revela Conselho Regional do SEST SENAT SC

Chapecó, 18.8.16 – A crise que afeta todos os setores da economia no Brasil nos mostra que o jargão “é na crise que se cresce” se aplica em alguns casos, como no dos trabalhadores do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), que aumentaram a procura por cursos oferecidos pelo SEST SENAT de Santa Catarina em 2016. A informação é de levantamentos apresentados pelos dirigentes das 11 Unidades Operacionais, durante a reunião do Conselho Regional (CR) do SEST SENAT de SC, na segunda e terça-feira, 15 e 16 de agosto, em Chapecó.
A principal causa do aumento nesta demanda, apontou o supervisor do CR/SC e diretor-executivo da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Maurus Fiedler, é a necessidade de o motorista estar apto para atuar nas diferentes modalidades do TRC. “Embora o condutor já tivesse qualificação em transporte de produtos perigosos, ele veio buscar qualificação para atuar em outras áreas, como em coletivo de passageiros, por exemplo. Isso porque sua ideia foi de não perder oportunidades em caso de desemprego”, explicou.
A notícia concorda com um projeto regional do SEST SENAT Lages, apresentado na reunião do CR. De acordo com o gerente da Unidade, Renato Macedo, a proposta é de oferecer cinco cursos gratuitos, em modalidades do TRC distintas, ao motorista que estiver desempregado. Por exemplo, ele poderá ser qualificado para atuar com o transporte de cargas indivisíveis, escolar, veículos de emergência, Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP) e motofrete, simultaneamente.
Com esta inovação em termos de qualificação, as oportunidades de trabalho serão ampliadas ao profissional do transporte, acrescentou Macedo. O projeto está em fase de finalização para, então, ser apreciado pela Diretoria Executiva (DEX) do SEST SENAT, em Brasília.
Esta apresentação, no entanto, foi apenas uma das que ocorreram na reunião do CR. Entre tantos outros, também foram apresentados os resultados do Programa Odontologia no Trabalho, da Unidade Chapecó, que mais uma vez faz de SC um celeiro de bons projetos. Este tem o intuito de identificar problemas e promover o tratamento das doenças bucais após a admissão de novos funcionários das empresas de transportes e nos exames clínicos periódicos. “Há a possibilidade, inclusive, de aplicação nas demais Unidades de SC. E, segundo a diretora daquela Unidade, Geila Beck, já iniciaram as solicitações de aplicação por outras Unidades do Brasil?”, frisou Fiedler.

Proposta de curso técnico será apresentada em Brasília – Um projeto antigo do Conselho Regional do SEST SENAT SC, a proposta do curso técnico de reparador automotivo será levada à apreciação do presidente nacional, Clésio Andrade, no dia 23 de agosto. O anúncio também foi feito durante as reuniões do grupo nesta semana, após apresentação ao presidente da Fetrancesc e do Conselho Regional, Ari Rabaiolli.

Presidente da Fetrancesc reforçou necessidades do SEST SENAT em SC – As obras de novas Unidades do SEST SENAT em Santa Catarina, anunciadas pela gestão anterior da Fetrancesc, serão mantidas e reforçadas pelo presidente da Fetrancesc. O novo líder do TRC no Estado também pediu para que fosse reforçada a atuação das Unidades nos atendimentos direcionados ao setor. E falou sobre a importância de dar continuidade ao trabalho transparente e com alto índice de desempenho dos gestores. “A responsabilidade de continuar alavancando as Unidades é de cada um de vocês. Uma equipe se destaca quando tem um bom líder à sua frente. Cada um de vocês é o “presidente” de uma empresa e tem a responsabilidade por seu progresso”, destacou figurativamente.
Rabaiolli aproveitou para comentar os critérios que levaram à escolha do novo supervisor do CR/SC. “Optamos por um profissional com experiência na área e conhecimento prático do TRC em suas diversas modalidades”, pontuou. Falou, ainda, sobre os treze anos de experiência de Fiedler com o magistério superior, além da formação na área administrativa e pós-graduação em Finanças e Controladoria, com complementação em Gestão Estratégica e Empresarial.

Aliança entre Transpocred, Sindicatos, Despoluir e SEST SENAT – A aproximação da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários do Transporte de SC (Transpocred), sindicatos filiados à Fetrancesc, Despoluir e SEST SENAT é importante para que o TRC continue em crescimento, destacou, Rabaiolli, durante a reunião do CR. “Se temos na Transpocred mais de oito mil cooperados, então o trabalho conjunto com os sindicatos e a boa relação entre todos só gera ganhos”, disse.

Fonte: HA/Imprensa Fetrancesc/SEST SENAT

Compartilhe este post