Tubarão, 23.5.16 – De cabeceira a cabeceira, já é possível caminhar sobre a pista concretada da futura ponte sobre o Rio Tubarão, na BR-101 Sul catarinense. O DNIT/SC vem mantendo o cronograma de trabalhos nesse empreendimento e, com isso, a travessia caminha para a conclusão de obras. Nesta semana, o consórcio EnCi (Engeda-Cima) vai concretar o oitavo segmento de proteções laterais – os guarda rodas, ao mesmo tempo que dá sequência para trabalhos de finalização estética.
A concretagem do último vão aconteceu na sexta-feira passada, 20. O consórcio vem concluindo vão após vão desde outubro de 2015, desde que o primeiro segmento recebeu a concretagem. Agora, a ponte espera a aplicação do asfalto e o término da construção para ligar a estrutura à pista.
Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto). A travessia receberá somente o fluxo de veículos no sentido Sul – Norte. A nova ponte sobre o Rio Tubarão vai abrigar somente o tráfego de sentido Porto Alegre-Florianópolis, sendo que a ponte construída durante a duplicação da rodovia federal vai abrigar o fluxo no sentido oposto. Hoje ela recebe tráfego em duplo sentido de circulação.
Na duplicação da BR-101 Sul, em Santa Catarina, o DNIT/SC construiu 29 pontes e adequou e reforçou outras 14 estruturas, todas elas liberadas para tráfego. Outras duas pontes estão projetadas para serem construídas dentro das obras complementares, ambas no km 329,9, no Rio Capivari (uma será adequada e outra construída em via lateral).
Cuidados continuam – Mesmo com o empreendimento entrando na fase final de obras, motoristas e pedestres precisam atentar para cuidados quanto a segurança. Ao cruzar a entrada do canteiro e frentes de trabalho, na SC-390, é preciso redobrar a atenção quanto a entrada e saída de veículos, assim como a movimentação dos trabalhadores. É proibida a entrada de pessoas não autorizadas nas frentes de obra.
O tráfego de veículos e pedestres também precisa ter atenção redobrada na rua Cândido Darela, via municipal tubaronense próxima da cabeceira Norte da ponte.
DNIT/SC recupera pavimento no Morro do Formigão
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) fará durante esta semana, trabalhos de recomposição do pavimento asfáltico na pista de sentido Sul-Norte da BR-101, na transposição do Morro do Formigão. Com isso, os motoristas deverão atentar para a circulação de equipamentos e trabalhadores nesta frente de obras, principalmente para os caminhões basculantes que retiram restos de fresagem e os que chegam com massa asfáltica.
Os trabalhos serão interrompidos somente na quinta-feira, 26, durante o feriado de Corpus Christis, ou em condições de tempo instáveis, já que a aplicação asfáltica requer a base seca para aplicar e compactar o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente). Toda a frente de obras está cercada e identificada pela sinalização vertical provisória de obras.
O segmento que recebe a melhoria no pavimento está localizado entre o acesso à SC-390, cruzando o maciço rochoso do Formigão até o viaduto em construção no km 339 – acesso ao Sertão dos Corrêas e Cruzeiro. Este é o último trecho pertencente ao traçado antigo da BR-101 Sul que ainda não havia sido adequado. Para abrir frente aos trabalhos, a faixa auxiliar para tráfego pesado foi interrompida em toda a extensão do morro. Fonte: Muriel Ricardo Albonico/Comunicação BR-101 Sul.