Entidades e empresas começam a delinear ações para o Maio Amarelo 2016

Entidades e empresas começam a delinear ações para o Maio Amarelo 2016

Florianópolis, 29.2.16 – Conscientizar as pessoas sobre a segurança viária é um dos propósitos da campanha do Maio Amarelo. Pensando nisso, entidades e empresas envolvidas com o setor participaram da primeira reunião para organização das ações para 2016 na tarde de quinta-feira, 25 de fevereiro, no Detran/SC, em Florianópolis. A Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) e o Sest Senat foram representadas pela diretora da Unidade Florianópolis, Patrícia Ferreira.
O encontro traçou as propostas de ações para a campanha deste ano. Entre elas, o destaque será o uso do laço amarelo por funcionários de todas as entidades e empresas envolvidas com a causa. A ideia, segundo a Comissão Organizadora do Maio Amarelo em Santa Catarina, é que o Estado seja “pintado de amarelo”, levando a mensagem da campanha a todas as pessoas.
As caminhadas farão parte da grande ação da campanha. Com as pessoas vestindo a camiseta do Maio Amarelo ou, pelo menos, uma blusa da mesma cor, a ideia é levar a proposta de conscientização às ruas, principalmente das cidades com maiores índices de mortes no trânsito. Foi definido, portanto, o cronograma para a realização das caminhadas nos finais de semana do mês da campanha e, também, em alguns feriados municipais e datas comemorativas.
Também foram definidas ações como a iluminação de monumentos públicos em amarelo, doação de sangue coletiva, entrega de materiais informativos, divulgação de vinhetas em rádios e filmes publicitários na televisão.
Para Patrícia Ferreira, a realização destas ações concorda com o propósito da Fetrancesc e Sest Senat em formar motoristas prudentes, viabilizando uma estrutura viária mais segura. “Buscar um trânsito mais humanizado faz parte da rotina das ações do Sest Senat e com o Maio Amarelo temos a possibilidade de chamar a atenção para a necessidade de redução de mortalidade no transito”, destacou.
As ações da campanha, segundo o presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, são pertinentes e têm, a cada ano, atingido um número maior da população. “Com a ideia de conscientização ainda mais implantada na mente das pessoas, conseguiremos atingir esta que é uma das nossas metas, de reduzir os índices de violência no trânsito”, disse o presidente. Lopes salientou, ainda, as atividades desenvolvidas pelo Sest Senat com este propósito, sobretudo dentro de sala de aula, na realização dos mais variados tipos de cursos para o setor de transporte.

Cronograma de caminhadas do Maio Amarelo

Data

Cidade

Domingo – 1º de maio

Florianópolis

Terça-feira – 3 de maio

Canoinhas – Dia do Padroeiro da Cidade

Sábado – 7 de maio

Blumenau

Domingo – 8 de maio

Feriado Nacional – Dia das Mães

Sábado – 14 de maio

Timbó

Domingo – 15 de maio

Balneário Camboriú

Terça-feira – 17 de maio

Biguaçu – Aniversário da Cidade

Quarta-feira – 18 de maio

São José – Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças

Sábado – 21 de maio

Lages

Domingo – 22 de maio

Rio do Sul

Sábado – 28 de maio

Itajaí

Domingo – 29 de maio

Camboriú

*Outros municípios também deverão ser incluídos no cronograma de caminhadas.

Comissão Organizadora – Durante a primeira reunião do Maio Amarelo 2016 no Estado, foi formada uma Comissão Organizadora da campanha. O grupo, formado por representantes de entidades presentes, ficará responsável por definir detalhes para a realização das ações e comunicar as demais entidades e empresas envolvidas. A comissão foi composta por representantes do Detran/SC, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Rede Vida no Trânsito, Autopista (Arteris) e Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau (Seterb).

Fonte e fotos: HA/Imprensa Fetrancesc/Sest Senat

 

Compartilhe este post