Catanduvas, 15.6.16 –O Aprender deve ser constante na vida das pessoas. Mais informações e mais conhecimento são fundamentais, especialmente para quem lidera um grupo de pessoas, um negócio, um novo empreendimento. Com essa finalidade que o SEST SENAT Catanduvas encerrou mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL).
É um projeto que visa a qualificação permanente de líderes empresariais da área de transporte. Desta vez, foi ministrado, em parceria com o SESI, o curso dividido em quatro módulos, Autoconhecimento, Relacionamento, Comunicação e Feedback, Liderança Responsável e Gestão de Pessoas e Compromisso com a Mudança.
A diretora administrativa da Associação Catanduvense de Transporte Rodoviário (Assotran) e diretora financeira da Transfrozza, Elaine Frozza Zilio, que é formada em administração e cursou MBA, afirmou que estava com a expectativa baixa em relação ao curso, mas conta que se surpreendeu. “Foi show e superindico”, disse ela ao explicar que conteúdo a despertou para as suas características pessoais importantes para a função que exerce.
No módulo do Autoconhecimento, conta Elaine, a professora, Tuly Bertolina Abel Roch, entregou aos alunos, a partir de respostas de um questionário, um laudo com o perfil de cada um. Ali estava o perfil com os pontos fortes e pontos fracos e o que pode ser melhorado, ressaltou ela. “Agora como líder fica mais fácil envolver as pessoas nas atividades e até de mostrar a elas através de atitudes, a sua importância no grupo.
E esse estudo já trouxe mudanças também no dia a dia, afirma Elaine Frozza Zilio. Colocou em prática a ferramenta Planejamento Estratégico. Segundo ela, antes se fazia, mas não se registrava no papel. Agora tem as ações, as metas e as datas para serem cumpridas.
Reavaliar comportamentos – Essa capacitação foi um tempo para pensar nas atitudes e a partir delas desenvolver a liderança, disse outra aluna, a coordenadora de Administração e Finanças do SEST SENAT Catanduvas, Lígia Rudolf Parisotto. Para ela, se autoconhecer permitiu saber os pontos fortes como líder e os pontos fracos e assim “transitar com mais leveza entre os integrantes da equipe, porque cada um tem suas características que devem ser levadas em conta.”E o autoconhecimento é uma ferramenta para explorar as diferenças e saber conduzir para melhorar o desempenho dos profissionais.
Nesta etapa participaram 22 líderes das empresas Escritório de Contabilidade JLS, Ozório Transportes, Transportes Valtrim, Assotran, Transmagnata, Transmagnabosco, Coopertraca, SEST SENAT e Cotramol.O gerente da Unidade, Gelter Ferreira, destaca que essa programação continua de qualificação de líderes começou com
A palestra do consultor de Negócios Zucchi quando apresentou atitudes positivas em momentos de crise. E já tem o próximo evento agendado, será um workshop em parceria com a Dale Carnegie Training.
“O nosso objetivo é de integrar e contribuir com a formação dos líderes e os demais profissionais das empresas de transporte. E os resultados para a Unidade são positivos e o reflexo está no crescimento médio de 13% na produção do SEST SENAT de Catanduvas no último ano, mesmo sem alguns programas como o Pronatec que não foi realizado em 2016. E estes eventos aproximam os profissionais do transporte ao SEST SENAT e conhecem, cada vez, mais os serviços oferecidos. Fonte: JP/Imprensa Fetrancesc/SEST SENAT. Fotos: Divulgação.