Mais de 6 mil livros são distribuídos pelo Frutos do Conhecimento, do SEST SENAT Criciúma

Mais de 6 mil livros são distribuídos pelo Frutos do Conhecimento, do SEST SENAT Criciúma

Criciúma, 6.6.16 – Adriana Barcelos retira, todos anos, o seu livro na Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma, durante o evento do Projeto Frutos do Conhecimento, do SEST SENAT. Ela foi junto com as filhas ao evento deste ano, que aconteceu no sábado, 4 de julho, e garantiu mais um livro para cada uma.
Leitora assídua, Adriana busca conhecimento em todo canto. E, além de ler, também incentiva as pessoas a cultivarem este hábito, tanto que arrecada, ao longo de todo o ano, caixas com vários títulos para doar ao projeto. Neste ano, quarta edição do evento, não foi diferente.
“Eu arrecado (os livros) o ano todo porque eu adoro ler. Então quero passar isso para frente, para as minhas filhas. Mesmo sendo clichê, o ditado é verdadeiro: Quem lê, viaja”, comentou Adriana.
Várias pessoas contribuíram para que a Praça ficasse repleta de livros e fosse tomada por leitores em busca de uma boa opção de um bom título. Para a edição de 2016 foram arrecadados mais de seis mil exemplares. Todos eles foram embalados e disponibilizados nas árvores da principal praça da cidade como se fossem os frutos de cada uma, prontos para serem escolhidos por um leitor.
Os livros foram separados por gênero, facilitando a busca de cada leitor. Fato que contribuiu, inclusive, para a seleção do fruto que Nicola Crotti levou para casa. “Vim indeciso. No ano anterior peguei um livro pelo qual me apaixonei. Queria pegar algo mais ou menos nesta linha. Mas se aparecer outro que me chame atenção também pode ser”.
Em visita à Criciúma durante o último final de semana, a gaúcha, Eliane Toledo, ficou tão encantada ao ver a praça repleta de livros que resolveu fotografar tudo e levar a proposta para Porto Alegre. “Fantástica essa ideia”, que pretende iniciar na cidade pelo condomínio aonde mora.
Crotti costuma prestigiar o evento, da mesma forma que Adriana, que levam para casa o exemplar e devolvem no outro ano, para contribuir com edições posteriores. Só que o livro que ele pegou em 2015 foi tão interessante que, ao invés de devolver para o projeto, ele emprestou para os amigos, estimulando o consumo literário das pessoas com as quais convive. Mesmo assim, cerca de 100 exemplares retornaram ao projeto neste ano e vão compor o acervo da edição de 2017.
Outro detalhe da ação que tomou conta da praça foi o estande da Escola da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), vinculada à Universidade, que ofereceu atividades para as crianças. Para a diretora da escola, Daiana Colombo Dieter, o evento é a oportunidade de os pais incentivarem cada vez mais os filhos para agregar conhecimento e aperfeiçoar a criatividade. “A influência dos pais com a leitura, com certeza, é um dos maiores indicativos para que tenhamos bons leitores”, destacou.
No local, também foram distribuídas mudas de árvores pela Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) e a Banda de Música do Exército GAC 28º.

Emoção que transborda – O coordenador de Promoção Social do SEST SENAT Criciúma, Jomar Patrick Arruda, é um dos organizadores do Frutos do Conhecimento, iniciativa que domina, encanta e envolve todos os colaboradores da Unidade. Segundo Patrick, todos dão as mãos e contribuem para o sucesso do evento. E isso faz com que haja “uma mistura de emoção, alegria e nervosismo para ver se tudo ocorre dentro do que a gente planejou”.
A 4ª edição do Frutos do Conhecimento foi organizada de forma especial: teve a parceria da sucursal da RBS TV de Criciúma. Isso fez com que as doações só aumentassem e levassem mais livros para a praça. Ao todo foram mais de trinta dias de arrecadações, desde o dia 25 de abril até 30 de maio. Na semana que antecedeu o evento, houve um verdadeiro mutirão entre todos os envolvidos na organização e voluntários para a triagem dos exemplares.
De acordo com a diretora da Unidade, Clenira Ribeiro Alves, a proposto do Frutos do Conhecimento é o consumo consciente, “consumir certo para consumir sempre”. Ela destacou, ainda, que o evento que floriu a praça “teve exatamente o sentido de consumo dos livros e aquilo que um dia foi árvore se transformou em fruto de conhecimento”.
Todo este envolvimento gera mais um sentimento entre os organizadores: “A nossa ideia é agradecer”, destacou Patrick. A proposta, acrescentou o coordenador, é “expandir (o projeto) para outras cidades que tenham interesse e criar este vínculo com a literatura”.
Além da RBS TV, também foram parceiros do evento o Exército 28º GAC, a Cruz Vermelha, a Autarquia de Segurança e Trânsito de Criciúma (ASTC), o Colégio Unesc e a Rede de Supermercados MM Rosso.

Veja mais depoimentos nos links a seguir:
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/rbs-tv-distribui-quase-6-mil-livros-em-criciuma-no-sabado-4/5071722/

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/campanha-frutos-do-conhecimento-reune-centenas-de-pessoas-no-centro-de-criciuma/5071806/

Fonte: HA/Imprensa Fetrancesc/SEST SENAT

Compartilhe este post