Concórdia, 24.5.16 – A empatia, se colocar no lugar do outro, foi o enfoque do curso para Condutor de Transporte de Passageiros com Necessidade Especiais ministrado pelo SEST SENAT Concórdia aos profissionais da concessionária do serviço na cidade Hodierna. Durante dois sábados, 14 e 21 de maio, foram treinados 40 motoristas da empresa com aulas teóricas e práticas sobre a locomoção, no transporte coletivo, de pessoas com deficiências físicas e visual. No treinamento o foco foi no relacionamento do motorista com esses usuários, disse um dos três instrutores da qualificação, Luís Antônio Lizzi.
Por isso, enfatizou Lizzi, durante a capacitação todos passaram pela experiência de ser portar como uma pessoa com necessidades especiais. Usaram cadeira de rodas ou muletas ou vendas para embarcar e desembarcar do ônibus, sentar e levantar e se locomover tanto no interior do veículo como fora dele. “Muitos não tinham a noção das dificuldades que o passageiro enfrenta para poder usar o transporte coletivo. Não achavam que era tão difícil essa locomoção, por isso ressaltamos que é preciso a empatia para atuar nessa função”, afirmou Lizzi.
Vimos na pele o quanto é difícil ser passageiro com deficiência física ou visual”, disse o motorista, Evandro Francisco Vieira, que experimentou usar o transporte coletivo com vendas, durante o curso. “É uma sensação nada boa, porque o motorista freava bruscamente ou caía no acostamento e o cego não tem o controle dessa movimentação. Hoje encontrei o motorista que dirigiu o ônibus e disse a ele que precisa fazer um curso”, lembra ele em tom de brincadeira. Mas depois falou sério e afirmou que a capacitação mostrou que não tinha a noção de que acontece lá atrás (com o passageiro).
Os motoristas aprenderam como é a melhor forma, com segurança, para embarcar e desembarcar um passageiro com cadeira de rodas, com ou sem elevação na porta do ônibus como estacionar o ônibus quando tem calçada adequada ou não. “Muitas vezes a própria estrutura não comporta o uso da cadeira de rodas tanto no ônibus como no local de parada e na rua. Ele precisa pedir ajudar para atender o passageiro”, defende Lizzi. E essa é a questão importante, a prioridade é atender o passageiro com necessidade especial”.
Vieira, que é motorista profissional há 21 anos, sendo sete na empresa de transporte coletivo, acredita que o treinamento, apesar de ser uma cidade que não tem tanta correria, mostrou que “tem muita coisa a ser mudada, ter mais paciência, mais consideração e é possível ajudar, mesmo que precise de alguns minutinhos a mais para o embarque e desembarque.
Vieira aprendeu a ajudar um deficiente visual a embarcar e a desembarcar. Basta colocar a mão no seu braço ou no ombro e orientá-lo sobre os degraus, esquerda ou direita, sentar, levantar e outras dicas.
No ano passado, a empresa havia oferecido aos seus motoristas, um curso de direção defensiva, que é o motorista dirigir o seu veículo com segurança e dentro das leis e estar atento aos demais motoristas, aos ciclistas, pedestres e motociclistas, para evitar acidentes. Neste ano, o SEST SENAT Concórdia sugeriu esse curso, porque há uma grande demanda de usuários com algum tipo de deficiência. Além de Lizzi, participaram os instrutores Márcia Psendziuk e Diego Alan Ceccatto.
Fonte: JP/Imprensa Fetrancesc/SEST SENAT