Na Assembleia da CIT, que inicia amanhã, estará em debate a ?bolha? no transporte de carga no Brasil e o reflexo no frete

Na Assembleia da CIT, que inicia amanhã, estará em debate a ?bolha? no transporte de carga no Brasil e o reflexo no frete

Buenos Aires (AR), 17.11.15 – As condições de infraestrutura de transporte e os impactos com novas leis serão os principais temas em debate na XXIV Assembleia Geral Ordinária da A Câmara Interamericana de Transportes (CIT) que acontecerá amanhã e quinta-feira, 18 e 19 de novembro, na cidade de Buenos Aires, Argentina. No encontro, o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc), Pedro Lopes, coordenará mais uma vez o Capítulo Brasil. Todos os temas dos representantes brasileiros serão levados a debate por Lopes.

No primeiro dia, a partir das 8 horas, no Hotel Panamericano, terá a solenidade de abertura com o pronunciamento de autoridades com o secretário geral da CIT, o presidente da Fetransul, Paulo Vicente Caleffi, lançamento de livro e entrega de medalhas da Onmitran. Logo após, o grupo participante, formado por representantes de governos, do transporte e da sociedade de 19 países, será divididos em duas comissões. Uma vai trabalhar os temas do transporte de passageiros e a outra transporte de carga.

O primeiro assunto ter o debate com a apresentação das discussões em seus países para o transporte de carga é sobre As dificuldades no processo de recepção de cargas por usuários o sexto tema. Outra tema relacionado, o sexto em debate pelo grupo é a Restrições à entrada de caminhões em perímetros urbanos. No Brasil esses assuntos são permanentes, principalmente pelo saturado sistema viário, que em vez de o poder público encontrar soluções para o grande volume de veículos e as poucas vias, decide pelo mais fácil, retirar os veículos de carga ou fazer restrição de circulação.

Na maioria das vezes, falta informação aos gestores sobre a necessidade de abastecimento permanente das cidades.   Uma das alternativas que já se discutiu na CIT é a criação de corredores próprios para o trânsito de veículos de carga.

Na segunda parte dos trabalhos, o grupo vai debater a Prostituição Infantil e depois, um tema bem atual para o transporte de carga do Brasil As paradas para os motoristas ao longo das estradas. Pedro Lopes falará sobre o debate feito até agora e o modelo de Ponto de Parada e Descanso (PPD) desenvolvido pela Federação em parceria com a empresa de gestão de rodovia no Brasil, Arteris. O primeiro será construído na BR-116, km 145 em Santa Cecilia (SC) e a ideia que o projeto seja utilizado em todo o Brasil. PPD atende à exigência da Lei 13.103 que trata da jornada do motorista.

Os acidentes que envolvem caminhões estará pauta como sugestão para a formulação de estatísticas sobre ocorrências envolvendo veículos de carga. Terá ainda o assédio do narcotráfico ao transportador. E por fim, a bolha no transporte de carga no Brasil e os efeitos sobre o frete.

Na parte do transporte de passageiros, algumas discussões são iguais ao de carga como o das estatísticas de acidentes envolvendo ônibus, a capacitação dos trabalhadores do segmento. Haverá ainda análise das resoluções sobre vias exclusivas; concessão de serviços e os táxis em vias dos ônibus. O Uber e outras tecnologias será tema do encontro também será tema. Haverá a apresentações de cases de alguns países sobre o tema transporte.

O painel Os novos desafios do transporte na América Latina e no Caribe começerá no dia 19 de novembro às 9 horas e faz parte da Conferência da federação Argentina de Empresas de Transporte. Depois, os dois grupos farão as conclusões e haverá apresentação de temas e propostas de capítulos. Programação aqui.
Após o encerramento do evento, no dia 20 de novembro os participantes realizam visitas técnicas à sede da Fadeeac e ao Centro de Transferência de Cargas de Buenos Aires.

Fonte: JP/imprensa Fetrancesc

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