Bento Gonçalves, 4.8.16 – O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Ari Rabaiolli, defendeu na manhã desta quinta-feira, 4 de agosto, a manutenção de seguros de cargas para o transportador. O discurso foi durante as discussões do Conet&Intersindical, que acontece em Bento Gonçalves (RS).
Ari Rabaiolli também destacou a importância de flexibilidade para os seguros de carga aos pequenos transportadores. “Nós temos algumas atividades, principalmente o agronegócio, que tem transportador de pequeno porte. Para estas atividades temos que dar a possibilidade de o embarcador ter o seguro. É uma carga bastante visada”, acrescentou.
O Conet&Intersindical também discutiu, nesta manhã, a proposta de redução do prazo prescricional de 90 dias para a propositura de ação trabalhista, considerando o limite de até dois anos após a extinção do contrato. O debate levantou um dos grandes enfrentamentos dos empresários do Transporte Rodoviário de Carga (TRC): o aumento astronômico das ações.
Uma medida adotada pela Fetrancesc na tentativa de conter este índice é um trabalho na base dos sindicatos filiados, que “estão orientados para se tornarem verdadeiros facilitadores dos empresários”, disse o presidente.
Além disso, os empresários do TRC também avaliaram a proposta para a extinção de salários mínimos regionais estabelecidos pelos Estados. Outro item levando foi a sugestão de que as súmulas editadas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) possam ser questionadas no Superior Tribunal Federal (STF), pelo controle concentrado de sua constitucionalidade, quando houve contrariedade de normas constitucionais.
O presidente da Fetrancesc participa do Conet&Intersindical acompanhado do diretor-executivo da Fetrancesc, Maurus Fiedler. Saiba mais sobre o evento aqui.
Fonte: HA/Imprensa Fetrancesc