Florianópolis, 25.11.16 – A valorização dos professores será o foco das ações do Movimento Santa Catarina pela Educação em 2017. O tema foi anunciado na última reunião deste ano do Conselho de Governança do Movimento, realizada nesta quinta-feira, 24 de novembro, em Florianópolis.
Na ocasião representada pelo assessor Jurídico da federação e membro do Comjur, Cássio Vieceli, e pelo coordenador de Desenvolvimento Profissional do SEST SENAT Florianópolis, Marcos Ávila, a Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de SC (Fetrancesc) defende fortemente a qualificação profissional. E não haveria como qualificar bons profissionais sem preparar bons instrutores, segundo Ávila.
“Percebemos a evolução da educação no Estado com o Movimento. O setor produtivo, sobretudo, tem muito a ganhar com esta ação. De nada adiantará incentivarmos a educação se nós não formos os propulsores de iniciativas como esta. Por isso, a Fetrancesc não mede esforços para levar esta ideia a todos os cantos, em todas as nossas bases”, salientou Vieceli. O assessor jurídico acrescentou, ainda, que o SEST SENAT tem muito a contribuir com o Movimento, já que possui excelentes cursos de qualificação e formação de profissionais.
O projeto relacionado à valorização dos professores está alinhado ao Plano Nacional da Educação. De acordo com o Censo Escolar, dos mais de 392 mil estudantes que ingressaram em licenciaturas em 2010, apenas 201 mil concluíram as formações em 2013. Pesquisa da OCDE mostra que os professores brasileiros dedicam, em média, 22% de tempo para tarefas fora da sala de aula quando comparado com docentes de outros países da organização. O tempo desses profissionais é ocupado 13% por burocracia, 20% por bagunça em sala de aula e 67% com aulas efetivas.
Outro projeto previsto para 2017 é voltado para a elevação da escolaridade básica do trabalhador, com envolvimento de todos os setores econômicos aliados ao Movimento. A mobilização visa a centralizar numa plataforma digital informações sobre a oferta da educação de jovens e adultos em todo o Estado, levando em conta trabalhadores da indústria, comércio, transporte e agricultura. A campanha será lançada no próximo ano.
Marcos Ávila, representa a Fetrancesc e o SEST SENAT/SC no projeto e integra as discussões sobre ações, propostas e demais iniciativas do Conselho de Governança do Movimento SC pela Educação. Para ele, alavancar propostas estratégicas em busca do desenvolvimento social por meio da elevação da escolarização demonstra o quão eficaz pode ser um movimento em que todos os pares da sociedade trabalham em conjunto.
Isso promoverá, na visão do coordenador, “o melhor dos resultados para todos os demais desafios que ainda estão por vir” dentro do projeto. Ávila vê o eixo que terá atenção do Movimento em 2017 como “a consolidação da proposta, que terá êxito como nas demais temáticas” e se tornará, verdadeiramente, um “modelo a ser seguido por outros Estados do País”.
Durante o encontro, o assessor do Movimento SC pela Educação, Antônio Carradore, destacou as principais ações do ano incluindo o Dia Estadual da Família na Escola, celebrado no terceiro sábado de abril; os seminários sobre gestão da educação, que reuniram mais de 4 mil pessoas em todo o Estado e resultará em um modelo de gestão escolar para Santa Catarina; a parceria com o Google for Education para estimular o uso de tecnologias educacionais nas escolas parceiras do Movimento; e o programa Eu Voluntário, que agrega mais de 2,5 mil voluntários que executaram 241 ações ao longo do ano beneficiando mais de 19 mil pessoas. No Facebook, o grupo possui mais de 10 mil membros que interagem com os voluntários e registram as ações realizadas.
Em março de 2016, o Movimento transformou-se em Santa Catarina pela Educação com a adesão das federações estaduais dos Transportes (Fetrancesc), Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), da Agricultura (Faesc). O Movimento atua com um conjunto de iniciativas como a mobilização das famílias para um maior envolvimento com a vida escolar dos filhos; a constituição de um grupo de jovens como embaixadores da Educação; a organização de uma rede de voluntariado voltada para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem; ações de qualificação da gestão escolar; e a celebração de parcerias de âmbito nacional e internacional.
Com informações: Assessoria de Imprensa Fiesc