Tubarão, 24.2.16 – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/SC) finalizou na quarta-feira, 24 de fevereiro, a primeira etapa de aplicação de asfalto em desvio da BR-101 sul catarinense, no Morro do Formigão. A frente de obras está localizada no km 339, em Tubarão, paralelo ao sentido Norte-Sul de fluxo.
Os trabalhos foram iniciados na terça-feira, 23. Para seguir com a construção de desvios laterais nesse ponto da rodovia federal, a autarquia deposita e compacta as camadas de rochas e cobertura fina na futura pista, próximo ao acesso ao bairro Cruzeiro.
Com obras, acesso muda – Os moradores, transportadores de cargas ou pessoas e pedestres que utilizarem o acesso ao bairro Sertão dos Corrêas, pelo acesso próximo ao km 339 da BR-101 Sul, precisam atentar para a mudança no trajeto. Por conta da construção do desvio, o antigo acesso foi redimensionado, para dar espaço à frente das obras.
Com os trabalhos de construção de pista, entre o Km 337 e o Km 339 da BR-101 Sul, em Tubarão, os motoristas devem atentar para a circulação de equipamentos e trabalhadores. A principal recomendação é observar a entrada e saída de caminhões basculantes nas frentes de trabalho.
Cuidados na pista – Nas frentes delimitadas, tanto no Sertão dos Corrêas quanto no bairro Cruzeiro (bordo esquerdo), é preciso atentar à movimentação de caminhões, motoniveladoras, tratores e escavadeiras. Esses equipamentos não estão em contato direto com o fluxo da rodovia e nem com a travessia de pedestres, fazendo o transporte de aterro ou retirada de rochas.
Os motoristas devem redobrar a atenção, também, no acesso a SC-390, ligação entre os municípios catarinenses de Tubarão a Orleans, bem como o acesso da rodovia estadual à BR-101 Sul/SC. Foi alterado o acesso ao Sertão dos Corrêas, que passou a ser feito 200 metros à frente da antiga entrada. Os trabalhos acontecem durante toda esta semana, dentro das condições de tempo estável na região.
Dnit/SC finaliza instalação de vigas na ponte do Rio Tubarão
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/SC) finaliza nesta quarta-feira, 24, os trabalhos de içamento e instalação de vigas com uso da treliça, na construção da ponte sobre o Rio Tubarão, na BR-101 Sul catarinense. A última unidade foi transportada e instalada na manhã de quarta-feira, 24 de fevereiro, depois de 27 dias de trabalhos.
A construção de vigas começou em fevereiro de 2015, com a instalação iniciada em julho passado, para tempo de cura e preparação de pilares e frente de obras. A primeira etapa foi concluída, perfazendo a cobertura dos quatro vãos da margem direita do Rio Tubarão até a cabeceira Sul. Nesse trecho a plataforma está pronta e já ganhou os guarda rodas (proteções laterais). Ao todo, foram produzidas e instaladas 36 vigas, que abrigarão a futura pista de sentido Sul-Norte da rodovia federal. Os tamanhos das unidades variam de 34,70 metros, comprimento dos três vãos no leito do rio, a 37,50 metros de comprimento, nos seis vãos em terra, todas com 1,80 metros de altura. O peso das estruturas chega a 40 toneladas, cada.
Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto). A passagem receberá somente o fluxo de veículos no sentido Sul – Norte.
Treliça agilizou a instalação – Com 27 dias de trabalhos, a treliça lançadeira içou, transportou e instalou 20, das 36 unidades, entre a cabeceira Norte – no canteiro de construção das travessas, até a margem direita do Rio Tubarão. Por três dias o equipamento não pode operar por conta de tempo chuvoso.
A lançadeira tem 90 metros de comprimento, por 2,5 metros de altura, com capacidade de içar 90 toneladas – cada viga da ponte pesa, em torno, de 65 toneladas. Ela vai ocupar três vãos da ponte (dos cinco que ainda restam para receber vigas). Trazida de São Paulo, a treliça veio desmontada e já está sendo remontada na frente de obras, estando operacional em poucos dias. Serão instaladas 20 vigas em cinco espaços restantes.
Depois dos trabalhos na Ponte do Rio Tubarão, o equipamento será novamente desmontado e levado de volta a São Paulo.
Cuidados – Para a segurança dos trabalhadores, dos usuários e pedestres, foram instalados tapumes para isolar as frentes de obras da nova ponte sobre o Rio Tubarão. O isolamento foi feito em ambas as margens da SC-390, na margem direita do Rio Tubarão e na margem esquerda da rua Cândido Darela, sendo proibida a entrada de pessoas não autorizadas.
Fonte: Assessoria de Imprensa – BR 101 Sul – Dnit/SC