Tubarão, 18.8.16 – O Dnit/SC continua nesta quinta-feira, 18, os trabalhos de construção da barreira de proteção para pistas da BR-101 Sul, na transposição do Morro do Formigão. Feita de concreto usinado, a defensa tem utilidade na divisão de fluxo e limitação de tráfego sobre a plataforma. A construção faz parte do conjunto de elementos de segurança e sinalização, implantados com a expansão da capacidade viária na rodovia federal.
Como o trecho entre o km 337 ao km 337,8 (início do túnel) tem pistas já adequadas, é necessária a construção do anteparo. A proteção construída também será usada para evitar a travessia desnecessária de motoristas que saem da SC-390 e tentam seguir pela BR-101 Sul em sentido oposto da sinalização, isto é, cruzando sobre a pista em sentido oposto ao tráfego de veículos. A construção segue o cronograma de obras, que já fez a instalação no trecho entre o final do túnel e o km 339, já na face Sul do morro.
Os trabalhos vão continuar nesta sexta-feira, 19, e também na próxima semana, ficando os motoristas obrigados a seguir a sinalização provisória de obras, que isola os trabalhos e garante a segurança dos trabalhadores e também dos usuários da rodovia federal.
A implantação das proteções de concreto, conhecidas como “New Jerseys”, faz parte do conjunto de dispositivos de segurança rodoviária implantados na BR-101 por conta das obras de duplicação. As barreiras de proteção são construídas somente nos trechos duplicados e onde não há separação das pistas por canteiros de vegetação rasteira. Todos os lotes da duplicação receberam proteções desse tipo. As defensas têm 80 cm de altura, com até 40 cm de base. O concreto é moldado por um equipamento mecânico que dá forma à barreira, enquanto outros funcionários fazem os acabamentos.
Altura da carga deve ser verificada antes de viajar pela BR-101 Sul catarinense – Parte do viaduto construído no km 437,8 da BR-101 Sul catarinense, em Sombrio, foi danificado no início deste ano, por colisão entre o excesso de altura de uma carga em transporte e a estrutura da passagem. O tráfego de veículos pesados está interrompido no viaduto, restringindo a movimentação local entre bairros, no entorno do aglomerado urbano neste segmento.
Com isso, a Superintendência Regional do Dnit em Santa Catarina pede aos transportadores de carga, que se movimentam no trecho entre o km 242, no município catarinense de Paulo Lopes ao km 465, em Passo de Torres, que redobrem os cuidados com a altura máxima das obras-de-arte especiais (OAEs). Tal precaução deve-se às dimensões da carga transportada ser compatível ao formato das estruturas edificadas.
A altura máxima entre a pista e a estrutura das OAEs está fixada entre 4,5 metros 5,5 metros, nos viadutos, passagens inferiores e passarelas edificadas. Todas as edificações de grande porte estão recebendo sinalização vertical com indicação de altura máxima, sendo na própria estrutura ou no acesso a ela.
Ao descartar a altura máxima das estruturas em relação a dimensão da carga transportada, o motorista está pondo em risco a integridade física do veículo, do material transportado bem como da estrutura. Além disso, esta atitude está passível de multa retenção do veículo para regularização. A altura máxima permitida para cargas está estipulada em 4,40 metros, sem que haja notificação. Acima desta medida, o transportador deve retirar junto ao Dnit autorização para o translado.
Tráfego só para veículos leves – O Dnit/SC restringiu o tráfego de veículos pesados sobre o viaduto de acesso ao Cemitério, no km 438 da BR-101 sul, em Sombrio. A estrutura da passagem foi afetada por impacto de veículo e precisará passar por restauração. O tráfego de veículos de pequeno porte está liberado. Todo o perímetro do viaduto está recebendo sinalização provisória para identificar o local. A Unidade Local do Dnit em Tubarão, juntamente com a Superintendência da autarquia em Florianópolis, está elaborando plano de ação para reparar a avaria. O viaduto tem sinalização provisória de obras indicando a interrupção para veículos de grande porte.
Fonte: Assessoria de Imprensa Dnit/SC – BR-101 Sul