Itajaí, 31.5.16 – A realização de dois projetos inéditos pelo SEST SENAT Itajaí durante 2015 renderão a premiação do Selo Social à entidade por cumprir o 8º objetivo de Desenvolvimento do Milênio, da Declaração do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU). Foi por “estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento” que a Unidade vai receber a homenagem no dia 9 de junho, na cidade portuária.
O destaque ao SEST SENAT no Selo Social de Itajaí ocorreu em reconhecimento ao projeto A Criança e o Transporte e à parceria com a Escola Profissional do Município (FEAPI) de capacitação de profissionais para o mercado de trabalho.
A premiação com o Selo Social reconhece e valoriza iniciativas de empresas e entidades que promovam o desenvolvimento socioeconômico de seus funcionários ou da comunidade. A certificação, portanto, reconhece-as como socialmente responsáveis e dá visibilidade aos projetos sociais desenvolvidos através do cadastro no Programa, podendo despertar o interesse de empresas cadastradas a participarem como parceiras na promoção, apoio e manutenção destas ações.
A notícia da premiação foi anunciada pelo gerente do SEST SENAT Itajaí, Eduardo Marin, no dia 25 de maio. Ele recebeu a informação da premiação após apresentar os projetos ao Selo Social de Itajaí no ano passado.
“Receber este prêmio demonstra a importância do SEST SENAT para a comunidade local”, destacou Marin. De acordo com o gerente da Unidade, somente em 2015, ano de realização dos projetos, foram capacitados mais de 3 mil profissionais do setor, sendo que 70% deles já atuam no setor. Também foram realizados mais de 2 mil atendimentos em saúde.
Atividades distintas, mas com o mesmo propósito – Dedicado às crianças, o projeto “A Criança e o Transporte” recolheu doações de brinquedos dos alunos e clientes do SEST SENAT ao longo de 2015. Quem participasse da arrecadação receberia descontos nos serviços da Unidade. Com mais de 100 brinquedos arrecadados, houve um evento recreativo no dia 13 de outubro em alusão ao Dia das Crianças para realizar a entrega das doações. Já a parceria com a Escola Profissional de Itajaí (FEAPI) será premiada em virtude das capacitações gratuitas oferecidas a novos profissionais com o intuito de inseri-los no mercado de trabalho. Uma das qualificações realizadas, por exemplo, é o curso de Operador de Empilhadeira.
Os objetivos de Desenvolvimento do Milênio – Em setembro de 2000, líderes mundiais integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU) adotaram a Declaração do Milênio. No documento, se comprometeram em realizar uma nova parceria global com o propósito de reduzir a pobreza extrema com uma série de oito objetivos, tendo como prazo de alcance o ano de 2015. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) são a Redução da Pobreza; Atingir o ensino básico universal; Igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; Reduzir a mortalidade na infância; Melhorar a saúde materna; Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; Garantir a sustentabilidade ambiental; e Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
A premiação – Ainda não foi anunciado o local em que acontecerá a entrega do Selo Social de Itajaí ao SEST SENAT. O evento, por sua vez, acontecerá no dia 9 de junho, às 20 horas.
Veja aqui sobre a campanha “A Criança e o Transporte”
Fonte: HA/Imprensa Fetrancesc/SEST SENAT