Projeto Transportando Saúde nas Cidades chega a Blumenau

  1. Início
  2. Notícias
  3. Projeto Transportando Saúde nas Cidades chega a Blumenau

Projeto Transportando Saúde nas Cidades chega a Blumenau

Caminhoneiros que circularem na região de Blumenau terão acesso durante toda esta semana a atendimentos gratuitos de saúde. O projeto Transportando Saúde nas Cidades, desenvolvido pelo SEST SENAT acontecerá de quarta, 23, até sexta, 25, a partir das 09h até as 12h no Posto da Polícia Rodoviária Estadual,  localizado na rodovia Guilherme Jensen, Km13, em Blumenau.

O projeto tem como objetivo oferecer bem-estar e melhores condições de saúde aos trabalhadores do transporte, contribuindo para um trânsito mais seguro. Durante a ação, os motoristas receberão dicas nutricionais e orientações de saúde nas áreas de, nutrição, fisioterapia, odontologia e psicologia, além de aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Pesquisa realizada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) mostra que, devido à rotina de trabalho, esses profissionais não têm muito tempo para cuidar da saúde. Segundo o levantamento, 20,5% dos caminhoneiros só procuram profissionais quando os sintomas da doença se agravam; 24% afirmaram utilizam ou já utilizaram medicamento controlado. Desse total, 57,7% para hipertensão e 14,5% para problemas de diabetes. 59,9% disseram consumir bebida alcoólica apenas aos finais de semana. Sobre o uso de drogas, 45,6% afirmaram já ter recebido oferta de algum tipo de droga ou substâncias ilícitas e 12,1% chegaram a experimentar.

Esta é a terceira etapa do projeto e ocorrerá em outras 11 cidades do país. O projeto já atendeu mais de 12 mil profissionais do setor entre taxistas e motoristas de ônibus. Até o fim do ano, o projeto deve passar por 42 cidades. A expectativa é atender 15 mil profissionais em todo o país.

As ações ocorrerão nos municípios de Anápolis (GO), Teresina (PI), João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Uruguaiana (RS), Jacareí (SP), Feira de Santana (BA) e Rio de Janeiro (RJ), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Juiz de Fora (MG) e Cabo de Santo Agostinho (PE).

Compartilhe este post