Criciúma, 1.6.16 – Vai ter festa na praça! Será a celebração dos leitores, dos apaixonados por livros e dos que amam o meio ambiente. Os moradores de Criciúma e Região estão convidados para a 4ª edição do Frutos do Conhecimento que o SEST SENAT Criciúma realizará no sábado, 4 de junho, das 9 às 14 horas, na Praça Nereu Ramos. As árvores estarão carregadas de livros (os frutos) para serem “colhidos” gratuitamente, pelas crianças, jovens e adultos.
O Frutos do Conhecimento é a comemoração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente com a difusão do conhecimento através da leitura, preservar a natureza e conservação do livro. Tem ainda o propósito de passar de mão em mão os exemplares para que mais pessoas possam ler, se divertir, se emocionar e aprender, destaca a diretoria da Unidade, Clenira Ribeiro Alves.
Obras literárias são seis mil – Nas duas últimas semanas, colaboradores e voluntários trabalharam para fazer a triagem de nove mil livros doados pela comunidade. Desse total, seis mil foram embalados e serão pendurados a partir das 7 horas da manhã de sábado. “São exemplares de todos os gêneros da literatura. Os demais foram separados em material didático que será doado a escolas e material desatualizado será encaminhado para a reciclagem.”
No programa cultural do Frutos do Conhecimento terá ainda os contadores de histórias para as crianças, da parceira Universidade Do Extremo Sul Catarinense (Unesc), bem como pintura facial e bolas de sabão. Também haverá distribuição de mudas pela Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) e música com a Banda do Exercício GAC 28º.
Serão recebidas doação para 2017 – A diretora da Unidade está confiante no sucesso da atração cultural, como nas edições anteriores. Um grupo de 50 pessoas entre funcionários do SESTSENAT e voluntários estará na distribuição dos Frutos do Conhecimento.
No entanto, ela avisa, se chover na sexta-feira, 3 de junho, o evento será adiado para não correr o risco de molhar os livros. Uma nova data será agendada.
Clenira Ribeiro aproveita para fazer uma sugestão a quem à Praça retirar seu livro: se tiver e puder, levar um livro e doá-lo para a edição de 2017 do Frutos do Conhecimento. E aqueles que “colheram livros” nas edições anteriores do Frutos do Conhecimento, poderão entregá-los também na praça e assim cumprir o propósito dessa ação do SEST SENAT de Criciúma de que mais pessoas possam ler o mesmo livro.
Neste ano, o Frutos do Conhecimento entrou para o projeto lançado pela RBSTV no “Criciúma aqui se faz” que inclui vários projetos sociais desenvolvidos no município. Uma contribuição valiosa que fez aumentar os livros doados e que desperta ainda mais para a importância do projeto para a preservação ambiental, dos livro e de mais leitores. Clenira Ribeiro Alves adianta que no futuro o evento cultural ambiental poderá acontecer em outras praças das cidades da região. Bastará o engajamento de mais doadores e mais voluntários, enfatiza a diretora. Fonte: JP/Imprensa Fetrancesc/SEST SENAT. Fotos: Divulgação SEST SENAT edição 2015.