Público participa do primeiro dia da campanha Maio Amarelo da Rede Vida no Trânsito, no Parque de Coqueiros

Público participa do primeiro dia da campanha Maio Amarelo da Rede Vida no Trânsito, no Parque de Coqueiros

Florianópolis, 2.5.16 – O domingo de sol foi um convite para participar do Dia do Trabalhador, da Virada da Saúde e do início da campanha do Maio Amarelo, que é um movimento para reduzir os altos índices de vítimas do trânsito. O público aproveitou as atrações culturais, serviços de saúde e recebeu orientação para a segurança e paz no trânsito.

O Maio Amarelo é realizado pela Rede Vida no Trânsito, formado por diversos órgãos ligados ao trânsito, ao transporte e à educação da capital catarinense, entre os quais o SEST SENAT Florianópolis, levou ao Parque banner e faixas com alertas sobre a violência no trânsito, dicas de direção segura. A meta da Rede Vida é até 2020 tornar Florianópolis referência em gentileza e paz no trânsito, com a redução no número de mortes e feridos.

O garoto Arthur Mirada, 11 anos, esteve com o pai, Luciano Miranda, no quiosque do SEST SENAT. Nem ele e nem o pai sabiam sobre o propósito do Maio Amarelo. O garoto considera seu pai um bom motorista, mas não diz o mesmo de muitos condutores. “Não respeitam a faixa de segurança e só param depois do pedestre estar muito tempo esperando para atravessar”, afirmou ele que vive essa situação ao ir e voltar da escola. Arthur aproveitou para pedalar com uma motoca da Transitolândia, do projeto Educação para o Trânsito das crianças, da Unidade.

Camisetas alusivas ao Maio Amarelo foram distribuídas pelo SEST SENAT Florianópolis, que ofereceu serviços de aferição de pressão, ginástica laboral, massoterapia e orientação com os profissionais da Odontologia, Fisioterapia e Psicologia. A diversão da garotada foi a slackline, esporte de equilíbrio em que a pessoa caminha sobre uma fita estreita de nylon.

A Unidade fez paralelo ao Maio Amarelo, ações para o Dia do Trabalhador e o encerramento com a Fiesc/SESI da Virada da Saúde. A aluna do cursos Assistente em Logística do Programa Jovem Aprendiz do SEST SENAT Florianópolis, Thamara Ribeiro, 16 anos, foi ao Parque cumprir tarefa para a equipe verde da gincana que está em andamento ao longo do ano entre grupos formados pelos jovens aprendizes.

Levou o encarregado de frota da Braspress, o Juliano Oliveira, a participar do evento. Além de ganhar os pontos pela presença de Oliveira, ela teria que caminhar na Slackline. Precisou de algumas tentativas até se equilibrar e cumprir prova.
O menino João Pedro junto com os pais Sidnei e Ana Paula Silva também passaram pelo quiosque. O garoto deu alguns passinhos na slackline.
Mas quem sabe tudo de caminhar e se equilibrar na fita são as meninas Valentina Medeiros, Martina Fernandes e Sofia Dalbosco, com sete anos e Catarina Barreto, de três. Todas com a ajudinha do promotor de Esporte e Lazer do SEST Marcos Barreto, cruzaram a linha sem muitos problemas. “O segredo é confiança e não olhar para baixo”, diz Valentina.  
O público que circulou pelo Parque também fez a verificação da pressão arterial como foi o caso da empresária, Gislaine Gonçalves, que estava em 13X10. Confessou que raramente faz esse tipo de controle e nem mesmo cuida da alimentação ou faz atividade física. Acha que é preguiça. Mas acredita que ainda vai precisar.

O coordenador de Promoção Social do SEST, Sidnei Rocha, disse que fazer o evento no Parque também contribui para chamar a atenção para o trabalho do SEST SENAT e da possibilidade do público participar dos cursos e dos serviços de saúde e das campanhas educativas. Fonte: JP/Imprensa Fetrancesc. Fotos: Divulgação SEST SENAT

Programação Maio Amarelo em Santa Catarina

4/5 – Lages: Abertura do Maio Amarelo na Câmara de Vereadores – às 21h

6/5 – Indaial: Passeata em frente à Prefeitura Municipal – às 9h

7/5 – Blumenau: Escadaria da Catedral São Paulo na Rua XV de Novembro – às 9h

11/5 – Florianópolis: Seminário  Mobilidade Urbana e Segurança no Trânsito: uma visão integral – no Campus da UFSC

14/5 – Timbó Espetáculo Vida Sempre na Prefeitura de Timbó – às 9h

17/5 – Rio do Sul: Comandos Educativos com entrega de brindes no Posto da PRE – às 9h

17/5 – Florianópolis: Abordagem Educativa no Terminal de Integração Central (Ticen) – das 10h às 12h, e da 16h30 às 18h30.

19/5 – Rio do Sul: Comandos Educativos com entrega de brindes no posto da PRF – às 9h

20/5 – Rio do Sul Passeata em Atenção pela Vida na Praça Emenbergo Pelizzetti – às 9h

21/5 – Lages na Praça Vidal Ramos Sênior

21/5 – Timbó Capacitação em direção defensiva para motociclistas Pavilhão de Eventos – 8h30 e 14h

28/5 – Itajaí: Caminhada Educativa, com saída da Praça Vidal Ramos – às 9h.


Sobre a Rede Vida no Trânsito:

A Rede Vida no Trânsito é uma organização intersetorial, criada em julho de 2014, que reúne diversas instituições, governamentais e da sociedade civil organizada. As instituições participantes são:

– Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina – Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SES/SC)
– Prefeitura Municipal de Florianópolis
– Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis
– Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF)
– Secretaria de Segurança e Gestão do Trânsito de Florianópolis
– Guarda Municipal de Florianópolis
– Polícia Militar de Santa Catarina
– Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina
– Polícia Federal
– DETRAN
– Corpo de Bombeiros
– SAMU Estadual
– SAMU Municipal
– Instituto Médico Legal (IML)
– SEST/SENAT – Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte
– SESC –  Serviço Social do Comércio 
– OAB/SC – Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina
– União dos Ciclistas do Brasil/Viaciclo
– MobFloripa – Guia de Mobilidade de Florianópolis
– ICom Floripa – Instituto Comunitário Grande Florianópolis 
– Icetran – Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transportes ​
– Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
– UFSC/ LABTRANS
– OAB Cidadã
– ONG Floripa Acessível
– Associação dos motociclistas
– Moto Repórter
– ONG Pró-Bici
– ONG Ritmos das Cidades
– Secretaria Municipal de Educação
– SESC


Mais informações: www.facebook.com/ redevidanotransito

Compartilhe este post