Florianópolis, 2.5.16 – O domingo de sol foi um convite para participar do Dia do Trabalhador, da Virada da Saúde e do início da campanha do Maio Amarelo, que é um movimento para reduzir os altos índices de vítimas do trânsito. O público aproveitou as atrações culturais, serviços de saúde e recebeu orientação para a segurança e paz no trânsito.
O Maio Amarelo é realizado pela Rede Vida no Trânsito, formado por diversos órgãos ligados ao trânsito, ao transporte e à educação da capital catarinense, entre os quais o SEST SENAT Florianópolis, levou ao Parque banner e faixas com alertas sobre a violência no trânsito, dicas de direção segura. A meta da Rede Vida é até 2020 tornar Florianópolis referência em gentileza e paz no trânsito, com a redução no número de mortes e feridos.
O garoto Arthur Mirada, 11 anos, esteve com o pai, Luciano Miranda, no quiosque do SEST SENAT. Nem ele e nem o pai sabiam sobre o propósito do Maio Amarelo. O garoto considera seu pai um bom motorista, mas não diz o mesmo de muitos condutores. “Não respeitam a faixa de segurança e só param depois do pedestre estar muito tempo esperando para atravessar”, afirmou ele que vive essa situação ao ir e voltar da escola. Arthur aproveitou para pedalar com uma motoca da Transitolândia, do projeto Educação para o Trânsito das crianças, da Unidade.
Camisetas alusivas ao Maio Amarelo foram distribuídas pelo SEST SENAT Florianópolis, que ofereceu serviços de aferição de pressão, ginástica laboral, massoterapia e orientação com os profissionais da Odontologia, Fisioterapia e Psicologia. A diversão da garotada foi a slackline, esporte de equilíbrio em que a pessoa caminha sobre uma fita estreita de nylon.
A Unidade fez paralelo ao Maio Amarelo, ações para o Dia do Trabalhador e o encerramento com a Fiesc/SESI da Virada da Saúde. A aluna do cursos Assistente em Logística do Programa Jovem Aprendiz do SEST SENAT Florianópolis, Thamara Ribeiro, 16 anos, foi ao Parque cumprir tarefa para a equipe verde da gincana que está em andamento ao longo do ano entre grupos formados pelos jovens aprendizes.
Levou o encarregado de frota da Braspress, o Juliano Oliveira, a participar do evento. Além de ganhar os pontos pela presença de Oliveira, ela teria que caminhar na Slackline. Precisou de algumas tentativas até se equilibrar e cumprir prova.
O menino João Pedro junto com os pais Sidnei e Ana Paula Silva também passaram pelo quiosque. O garoto deu alguns passinhos na slackline.
Mas quem sabe tudo de caminhar e se equilibrar na fita são as meninas Valentina Medeiros, Martina Fernandes e Sofia Dalbosco, com sete anos e Catarina Barreto, de três. Todas com a ajudinha do promotor de Esporte e Lazer do SEST Marcos Barreto, cruzaram a linha sem muitos problemas. “O segredo é confiança e não olhar para baixo”, diz Valentina.
O público que circulou pelo Parque também fez a verificação da pressão arterial como foi o caso da empresária, Gislaine Gonçalves, que estava em 13X10. Confessou que raramente faz esse tipo de controle e nem mesmo cuida da alimentação ou faz atividade física. Acha que é preguiça. Mas acredita que ainda vai precisar.
O coordenador de Promoção Social do SEST, Sidnei Rocha, disse que fazer o evento no Parque também contribui para chamar a atenção para o trabalho do SEST SENAT e da possibilidade do público participar dos cursos e dos serviços de saúde e das campanhas educativas. Fonte: JP/Imprensa Fetrancesc. Fotos: Divulgação SEST SENAT
Programação Maio Amarelo em Santa Catarina
4/5 – Lages: Abertura do Maio Amarelo na Câmara de Vereadores – às 21h
6/5 – Indaial: Passeata em frente à Prefeitura Municipal – às 9h
7/5 – Blumenau: Escadaria da Catedral São Paulo na Rua XV de Novembro – às 9h
11/5 – Florianópolis: Seminário Mobilidade Urbana e Segurança no Trânsito: uma visão integral – no Campus da UFSC
14/5 – Timbó Espetáculo Vida Sempre na Prefeitura de Timbó – às 9h
17/5 – Rio do Sul: Comandos Educativos com entrega de brindes no Posto da PRE – às 9h
17/5 – Florianópolis: Abordagem Educativa no Terminal de Integração Central (Ticen) – das 10h às 12h, e da 16h30 às 18h30.
19/5 – Rio do Sul: Comandos Educativos com entrega de brindes no posto da PRF – às 9h
20/5 – Rio do Sul Passeata em Atenção pela Vida na Praça Emenbergo Pelizzetti – às 9h
21/5 – Lages na Praça Vidal Ramos Sênior
21/5 – Timbó Capacitação em direção defensiva para motociclistas Pavilhão de Eventos – 8h30 e 14h
28/5 – Itajaí: Caminhada Educativa, com saída da Praça Vidal Ramos – às 9h.
Sobre a Rede Vida no Trânsito:
A Rede Vida no Trânsito é uma organização intersetorial, criada em julho de 2014, que reúne diversas instituições, governamentais e da sociedade civil organizada. As instituições participantes são:
– Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina – Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SES/SC)
– Prefeitura Municipal de Florianópolis
– Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis
– Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF)
– Secretaria de Segurança e Gestão do Trânsito de Florianópolis
– Guarda Municipal de Florianópolis
– Polícia Militar de Santa Catarina
– Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina
– Polícia Federal
– DETRAN
– Corpo de Bombeiros
– SAMU Estadual
– SAMU Municipal
– Instituto Médico Legal (IML)
– SEST/SENAT – Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte
– SESC – Serviço Social do Comércio
– OAB/SC – Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina
– União dos Ciclistas do Brasil/Viaciclo
– MobFloripa – Guia de Mobilidade de Florianópolis
– ICom Floripa – Instituto Comunitário Grande Florianópolis
– Icetran – Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transportes
– Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
– UFSC/ LABTRANS
– OAB Cidadã
– ONG Floripa Acessível
– Associação dos motociclistas
– Moto Repórter
– ONG Pró-Bici
– ONG Ritmos das Cidades
– Secretaria Municipal de Educação
– SESC
Mais informações: www.facebook.com/ redevidanotransito