Pescaria Brava, 15.4.16 – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) prepara os últimos trabalhos de logística para asfaltamento da via lateral que liga o viaduto de acesso ao KM 37 à comunidade de Laranjeiras, em Pescaria Brava. A autarquia fez na semana passada, a instalação das camadas de rochas e aterro fino para aplicar o asfalto nessa via. Os trabalhos nesse trecho fazem parte do lote de obras remanescentes à duplicação da BR-101 Sul catarinense e são de responsabilidade do consórcio das empresas Setep Construções e Sotepa Ltda.
Essa rua lateral – paralela ao sentido Sul-Norte da rodovia federal, faz parte do conjunto de obras para construção de vias urbanas de tráfego local entre o km 308 ao km 358, de Laguna a Sangão. No trecho entre o km 316, no final da ponte Anita Garibaldi até o acesso ao KM 37, outros três trechos foram finalizados. Com a pavimentação, as comunidades podem trafegar entre si sem a necessidade de trafegar pelas pistas duplicadas da BR-101, com maior segurança.
Além disso, a circulação de pedestres também é favorecida, pois nesses trechos, as vias não tinham espaço para veículos e pessoas. A construção de pistas para tráfego local também é acrescida de obras de arte especiais, como o viaduto de acesso ao Bananal, passagem de pedestres e veículos no km 318 e o viaduto de acesso ao KM 37, aglomerado urbano de Pescaria Brava.
Atenção redobrada – Motoristas em tráfego local, pedestres das comunidades lindeiras e usuários da BR-101 Sul precisam redobrar os cuidados, nos próximos dias, quanto a circulação de trabalhadores e equipamentos entre o km 316 ao km 319. Nesse segmento há construção de vias laterais, com entrada e saída de caminhões basculantes.
No lote de Obras Complementares, seis trechos que ainda serão construídos estão localizados em Laguna (acesso de Caputera até Bentos, no km 306, lado direito), entre Estiva e Santiago, em Pescaria Brava (entre o km 321,1 ao km 324, lado esquerdo, no acesso ao CTG Preto Velho), dois trechos, anterior e posterior ao Rio Capivari (km 329) e os acessos ao Sertão dos Corrêas e Cruzeiro, em Tubarão (km 339, no Morro do Formigão). Ao todo, os bairros lindeiros à BR-101 Sul catarinense vão receber a construção de, aproximadamente, sete mil metros de novas pistas. O projeto original de obras remanescentes e complementares ganhou novos segmentos, para atender a demanda de circulação de veículos e pedestres.
O lote de Obras Complementares se estende do km 300, em Laguna, até o km 358, em Sangão. Além de novas vias laterais, o segmento terá uma nova ponte e adequação da ponte em que circula o fluxo de sentido Sul-Norte, no Rio Capivari (km 329,9), recomposição de 1.080 metros de pista no Morro do Formigão, quatro passarela (uma já iniciada e outra em fase de implantação), construção de 3.080 metros de passeios públicos (calçadas), em vias laterais do bairro São Cristóvão e a construção de um viaduto para veículos no km 338,9, para acesso aos bairros Sertão dos Corrêas e Vila Cruzeiro, em Tubarão.
OAEs recebem pintura para conservação e identificação – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) faz nesta semana, trabalho de pintura nos acessos de obras de arte especiais (OAEs), principalmente nas passagens inferiores para pedestres e veículos. A medida serve para conservação das estruturas, identificação e melhoria estética nas passagens. Travessias na BR-101 Sul em Laguna, Pescaria Brava, Tubarão, Içara, Criciúma e no trecho entre Araranguá a Passo de Torres receberam a pintura.
As entradas e saídas das passagens estão recebendo a pintura com tinta branca no arco exterior e no meio fio. O DNIT/SC também faz a pintura de faixas amarelas e pretas em defensas metálicas ao longo da duplicação da rodovia federal, principalmente em viadutos e pontes. Esse trabalho faz parte do contrato de conservação e melhoria da BR-101 e vai continuar nos próximos dias.
A conservação e melhoria contratada pela autarquia ainda tem frentes de trabalho para recuperação asfáltica, roçadas da vegetação, instalação e substituição de sinalização rodoviária, coleta de resíduos (lixo) e limpeza do sistema de drenagem.
Fonte: Assessoria de Imprensa Dnit/SC – BR 101 Sul