Florianópolis, 10.5.16-A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) em parceria com a Rede Vida no Trânsito, apoio do SEST SENAT e em referência ao Movimento Maio Amarelo realizam amanhã, 11 de maio, o Seminário de Mobilidade Urbana e Segurança no Trânsito: uma visão integral.
O evento objetiva reunir instituições públicas e sociedade civil para ampliar o conhecimento sobre mobilidade urbana e segurança no trânsito no município assim como discutir estratégias que permitam tratar este tema de forma integral e intersetorial.
O evento é parte da programação do Movimento Maio Amarelo criado para conscientizar a sociedade da importância de um comportamento seguro no trânsito assim como coordenar ações entre o Poder Público e a Sociedade Civil sobre segurança viária, discutir o tema, estimular o engajamento de todos em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
O Seminário de Mobilidade Urbana e Segurança no Trânsito: uma visão integral está organizado em dois períodos. No período matutino, em mesa redonda, buscando integrar estratégias e discursos entre as diversas instituições envolvidas, serão apresentados a Política Nacional de Mobilidade Urbana, o Plano de Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis (PLAMUS), as ações em desenvolvimento do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), como o Plano de Mobilidade de Florianópolis, boas práticas em desenho urbano para políticas de trânsito calmo, zonas 30 e áreas residenciais de coexistência.
O período da tarde inicia com a apresentação sobre a Rede Vida no Trânsito que reúne organizações governamentais, empresariais e da sociedade civil para fortalecer as ações de segurança viária. Na sequência terá oficinas com o objetivo de construir coletivamente uma “Carta de Florianópolis” que contribua para o desenvolvimento da cidade como referência em sustentabilidade, com ações e propostas voltadas às pessoas, dando acesso e oportunidades as mesmas no espaço urbano proporcionando o exercício de mobilidade em condições adequadas.
Florianópolis busca desenvolver um plano de mobilidade que integre seus habitantes com alternativas de transporte além do automóvel. Para isso, é primordial que todos os setores da sociedade estejam engajados.
As inscrições para o Seminário de Mobilidade Urbana e Segurança no Trânsito: uma visão integral são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário on-line: http://inscricoes.ufsc.br/mobilidade-urbana-seguranca-viaria. O evento limita-se a 200 participantes. A programação está disponível na página do evento: mobilidadesegurança.paginas.ufsc.br. Dúvidas e sugestões sobre o evento poderão ser acessadas pelo telefone (48) 32391591 e email vigipromocaodasaude@gmail.com.
Seminário de Mobilidade Urbana e Segurança no Trânsito: uma visão integral
Centro de Eventos da UFSC – Campus Universitário Davi Ferreira Lima
11 de Maio de 2016 – das 8 às 18 horas.
Fonte: prefeitura de Florianópolis.