SENAT de SC oferecerá, a partir de 2017, curso Técnico de Manutenção Automotiva

  1. Início
  2. Notícias
  3. SENAT de SC oferecerá, a partir de 2017, curso Técnico de Manutenção Automotiva

SENAT de SC oferecerá, a partir de 2017, curso Técnico de Manutenção Automotiva

Florianópolis, 30.9.16 – Funcionários de empresas de transporte que realizam a própria manutenção de frota, bem como profissionais de oficinas de manutenção automotiva em geral, estudantes e jovens em busca de formação técnica terão uma nova oportunidade de qualificação em Santa Catarina. Está prevista para iniciar em março de 2017 a primeira turma do curso Técnico de Manutenção Automotiva oferecido pelo SEST SENAT SC. Projeto pioneiro elaborado pelo Conselho Regional (CR/SC), o curso foi autorizado por meio do Ato 008/16 do presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade, no dia 14 de setembro.
Andrade já havia sinalizado a aprovação do curso ao presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Ari Rabaiolli, durante reunião em Brasília no dia 24 de agosto. A notícia, no entanto, chegou ao supervisor do CR/SC e diretor-executivo da federação, Maurus Fiedler, no final da tarde desta quinta-feira, 29 de setembro.
“É uma grande satisfação para o Conselho Regional receber esta notícia. Em períodos em que o profissional precisa inovar para se destacar no ambiente de trabalho e contribuir para que o País se recupere da crise, esta aprovação significa muito mais do que a oferta de mais um curso pelas Unidades. É o início de um novo processo de qualificação pelo SEST SENAT SC, em que os profissionais sairão muito bem preparados para conquistar novas posições profissionais com o referendo deste curso técnico”, ressaltou o supervisor ao celebrar a novidade.
O curso Técnico de Manutenção Automotiva é, sobretudo, uma inovação em termos de qualificação para o setor de transportes, avaliou Rabaiolli. O presidente da Fetrancesc também vê esta aprovação como uma abertura de portas para novas oportunidades de trabalho aos catarinenses. “Em tempos difíceis para a economia, a procura pelos cursos do SEST SENAT de SC cresce todos os meses. Conseguiremos oferecer ao trabalhador mais uma saída para encarar esta fase. E quando passar, ele estará solidificado no mercado”, disse.
Durante a reunião que teve com Clésio Andrade em agosto, Rabaiolli também sugeriu a realização de um convênio entre o SEST SENAT e a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet) para a formação de motoristas, pelo alto grau de complexidade que o curso exige, principalmente relacionado ao tempo necessário para a prática. O presidente da Fetrancesc propôs, inclusive, a ampliação de testes práticos de direção, bem como, da carga horária teórica nas qualificações.

O curso – A ideia do curso, explicou a diretora do SEST SENAT Florianópolis, Patrícia Ferreira, representando todas as Unidades envolvidas, surgiu através de uma parceria com a Associação de Reparadores Veiculares de SC (Arvesc) e o Núcleo de Auto Mecânica de SC (NEA). Em conjunto, eles elaboraram uma proposta de qualificação que pudesse atender a real necessidade do mercado. A intenção é de desenvolver as competências necessárias para que o profissional possa gerir recursos para a manutenção e inspeção de sistemas automotivos. Com isso, “ele poderá oferecer ao empregador e cliente o uso de normas técnicas, ambientais, de qualidade, saúde e segurança no trabalho”, assegurou.
O aluno levará um ano e meio para concluir o curso, com 1590 horas/aula e mais 300h de estágio obrigatório. A estrutura curricular foi dividida em quatro módulos, sendo o primeiro com componentes básicos e os demais específicos, acrescidos de aulas práticas laboratoriais e estágio supervisionado. Os módulos são Gestão Administrativa em Serviços e Manutenção Automotiva; Reparador de Auto Center; Mecânico de Partes Móveis; e Mecânico Eletromecânico.
Com estes conhecimentos, o técnico poderá executar a manutenção de veículos em empresas de transportes de todos os modais; oficinas mecânicas; concessionárias e revendas de veículos; companhias de seguros de inspeção técnica veicular; empresas de fabricação e comercialização de equipamentos de diagnóstico, acessórios e peças para veículos; locadoras de veículos; e montadoras.

Novos projetos de Unidades do SEST SENAT – Ari Rabaiolli também falou a Clésio Andrade sobre os problemas estruturais em Unidades D do SEST SENAT de Santa Catarina, como as de Rio Negrinho e Itajaí (cujo projeto está em fase de finalização). O presidente da Fetrancesc foi surpreendido, por sua vez, com a notícia de que um novo projeto para estas Unidades D está em fase de elaboração pelo Departamento Executivo, com a possibilidade de construção de 1 500 m² em um terreno de 5 000 m².

Fonte: HA/Imprensa Fetrancesc/SEST SENAT

Compartilhe este post