SEST SENAT Blumenau leva informações de combate ao mosquito Aedes Aegypti à sala de aula

SEST SENAT Blumenau leva informações de combate ao mosquito Aedes Aegypti à sala de aula

Blumenau, 30.3.16 – Preocupada com a qualidade de vida dos moradores de Blumenau, o SEST SENAT levou à Escola Básica Municipal Lore Sita Bollmann a palestra “Doenças Endêmicas”, com foco no combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti e doenças por ele transmitidas. O evento, que aconteceu em março, “enriqueceu e contribuiu para informar e orientar sobre medidas preventivas, para impedir que a doença se propague”, segundo a coordenadora da instituição de ensino, Deize Hillesheim.
A avaliação de Deize demonstra que o principal propósito da apresentação do instrutor da Unidade, Paulo Sá, foi atingido. Ele falou sobre os focos de proliferação, formas de contagio e os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito, além de explicar o que é a Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, transmitidas pelo Aedes Aegypti.
Ao todo, 430 estudantes, desde o pré-escolar até o 9º ano, receberam as informações, atingindo o objetivo de “formação de disseminadores”, segundo Deize. Os alunos foram divididos em três grupos em que foram apresentadas as informações com abordagens diferentes.
O primeiro grupo, por exemplo, assistiu a desenhos animados sobre o tema e formas de prevenção. Já para o segundo, com estudantes de 4º e 5º ano, foi apresentado um vídeo e, após, proposto um debate. Por fim, para o terceiro grupo, de turmas do 6º ao 9º ano, foi demonstrado o processo evolutivo do Aedes Aegypti e formas de prevenção, finalizada com uma discussão e troca de informações.
Esta estratégia, de acordo com Deize, que acompanha os estudantes diariamente, tem grande efeito no lar de cada um dos participantes, “pois a criança interfere nos hábitos e atitudes da casa, chamando a atenção dos responsáveis para eliminação dos focos do mosquito”.
É justamente a conscientização por meio da educação a proposta do SEST SENAT Blumenau na realização destes eventos, de acordo com a coordenadora da Unidade, Araci Cristina de Carvalho. Ela explica que “proporcionar palestras sobre temas da saúde pública, explicando como preveni-las, é crucial”, principalmente neste momento.
Cristina salienta, ainda, que outras palestras referentes a doenças endêmicas podem ser realizadas pela equipe do SEST SENAT, que procura se atualizar constantemente neste aspecto e levar à comunidade o máximo de informações que possam contribuir com o bem-estar da população. Para saber como ter acesso a este serviço, empresas e demais entidades interessadas devem procurar a Unidade no telefone (47) 2111-9500, explicou a coordenadora.

Fonte: HA/Imprensa Fetrancesc/SEST SENAT

Compartilhe este post