Catanduvas, 13.4.16 – Na jornada diária, o trabalhador pode parar alguns minutos para se exercitar e para fazer uma boa refeição. Falta de tempo não pode ser desculpa para não cuidar da saúde. Com esse objetivo, o SEST SENAT Catanduvas realizou o Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril, com atendimento especial aos trabalhadores do transportes que atuam para a agroindústria BRF. O gerente da Unidade, Gelter Ferreira considerou a ação um sucesso, com 86 participantes que receberam orientação para a prevenção e o diagnóstico de algumas doenças que podem interferir na vida profissional e pessoal.
Ao chegar na Unidades, preencheram um cadastro e depois foram atendidos pelos profissionais como da Fisioterapia que fez avaliação e orientou sobre a necessidade fazer alongamentos e atividade física. Fizeram ainda testes de Hepatite B e C, Glicemia, Sífilis e HIV, orientação e avaliação odontológica, acuidade visual e aferição da pressão.
Durante o evento foram servidas frutas, salada de frutas, iogurte e cereais também como parte da indicação de uma dieta mais adequada para o tipo de atividade. Para os trabalhadores do transporte foram distribuídos kits de higiene bucal personalizados com a logomarca do SEST SENAT.
A equipe do SENAT apresentou aos motoristas e demais funcionários da agroindústria os diversos cursos oferecidos. Também orientaram sobre a realização da prova no SEST SENAT para quem faz os cursos gratuitos à distância via plataforma EAD SEST SENAT de Responsável Técnico de empresa de transporte e o de Transportador Autônomo de Carga. Depois de concluir os estudos, o candidato deve marcar a data para se submeter a avaliação teórica online com 30 questões, realizada na Unidade do SEST SENAT.
As capacitações são exigidas para a empresa e para o autônomo quando for fazer o recadastramento do Registro Nacional de Transportador Rodoviário de Carga (RNTRC).
A participação dos profissionais do transporte fortalece o SEST SENAT, que “conquista, cada vez mais, a credibilidade do setor do transporte, estreitando o relacionamento entre as empresas, BRF e Sindicatos”, ressalta Ferreira. Fonte: Texto: JP/Imprensa Fetrancesc/SEST SENAT. Fotos: Divulgação
.