SEST SENAT Florianópolis apresenta simulador de direção

  1. Início
  2. Notícias
  3. SEST SENAT Florianópolis apresenta simulador de direção

SEST SENAT Florianópolis apresenta simulador de direção

A diretoria da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) participou da demonstração do simulador de Direção instalado na unidade do SEST SENAT Florianópolis. Este é o segundo simulador implantado no Estado: o primeiro foi inaugurado na semana passada na unidade de Chapecó.

O simulador de direção é um equipamento usado para capacitar motoristas de caminhão, carreta e ônibus. O instrumento, além de promover a proteção profissional, reduz consideravelmente os custos dos transportadores e impactos ambientais. No simulador os motoristas vivenciam situações de risco por meio da tecnologia. A infraestrutura utiliza recursos de alto padrão tecnológico e didático, com sistema de som e imagens. O conteúdo dos cursos trata de temas como condução segura e econômica, situações de risco, uso de tecnologias embarcadas, aperfeiçoamento de motoristas para o transporte de cargas, passageiros e manobras.

O presidente do Conselho Regional do SEST SENAT Santa Catarina e da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, destacou os benefícios do equipamento na qualificação profissional dos motoristas. “O simulador vai trazer muitos benefícios aos motoristas em qualidade de vida, às empresas em ganhos financeiros… vamos possibilitar aos mesmos (profissionais), um conhecimento mais aprofundado da tecnologia embarcada dos nossos veículos”, afirmou. “É a teoria junto com a prática”, disse a Patrícia Costa Ferreira, diretora do SEST SENAT Florianópolis. Em seguida, alguns diretores foram testar o simulador.

O projeto “Simulador de direção SEST SENAT – Eficiência e Segurança no Trânsito” disponibiliza equipamento híbrido. Ele contempla o desenvolvimento de cursos, horas técnicas de manutenção, capacitação de instrutores e proposta pedagógica. Os alunos precisam ter carteira de habilitação nas categorias C, D ou E. A direção segura e eficiente é indispensável para a redução de acidentes e mortes no trânsito. Também significa economia de combustível, menor custo de manutenção dos veículos e menos impactos ambientais.

Assessoria de Imprensa/ FETRANCESC

Compartilhe este post