Florianópolis, 11.10.16 – Cerca de 50 mil profissionais do setor de transportes de todo o Brasil terão conhecimentos e habilidades de condução aprimorados até 2020. Isso porque o SEST SENAT iniciou a implantação dos simuladores de direção em 60 Unidades de todo o país, totalizando um investimento de R$ 41,56 milhões. Dois deles são para Santa Catarina, sendo um para Chapecó, entregue em setembro, e outro para Florianópolis, que recebeu o equipamento no dia 11 de outubro.
Com os simuladores, os motoristas aprenderão a dirigir de forma adequada, utilizando-se de experiências impossíveis de serem vivenciadas na prática. “Vamos aliar a teoria e a prática. Com o simulador de direção, o motorista vai aprender a reagir de forma correta e segura a todas as possíveis situações no trânsito, inclusive às de defesa que, se estivesse em uma via, não seria possível treina-lo para isso”, explicou o supervisor do Conselho Regional do SEST SENAT de Santa Catarina (CR/SC), Maurus Fiedler.
Além de receber o simulador de direção, as Unidades serão contempladas com a construção de salas específicas para as capacitações. O espaço será dividido em duas partes: uma para o contato com a teoria e a outra para o equipamento, ambas com o padrão nacional elaborado especialmente para cursos com este simulador.
Tanto em Chapecó quanto em Florianópolis as obras das salas de aula estão em fase final. Devem ser finalizadas até o início de outubro, quando começam os cursos para capacitação de instrutores. Esta etapa será conduzida por instrutores do Departamento Executivo do SEST SENAT (Dex) e vai oferecer capacitação teórica e de operacionalização. Os cursos acontecerão até dezembro, em períodos diferentes para cada uma das Unidades, já que a previsão é de que seja iniciada a operacionalização do equipamento a partir de janeiro de 2017.
Novas qualificações – Cinco novos cursos estão sendo lançados, adaptados ao equipamento, para as Unidades contempladas. Eles abordarão temas como a condução segura e econômica; situações de risco; uso de tecnologias embarcadas no veículo; aperfeiçoamento para motoristas do transporte de passageiros (ônibus) e de cargas especiais (caminhão); e manobras de veículos.
O lançamento destes cursos faz parte das inovações projetadas com o investimento nos simuladores. O custo do SEST SENAT também envolveu o desenvolvimento de uma proposta pedagógica e a capacitação dos instrutores.
Entre as vantagens, “o condutor que fizer o curso com o simulador de direção terá acompanhamento do desempenho em tempo real e monitoramento da evolução com dados coletados a cada exercício”, disse a diretora da Unidade de Chapecó, Geila Beck. Outro benefício do aparelho é não emitir poluentes ao meio ambiente, acrescentou.
Cenários reais dentro da sala de aula – O simulador de direção apresentará cenários urbanos e rodoviários aos motoristas durante as aulas. “Com mais de 80 quilômetros de percurso, esta será uma excelente maneira de conscientizar o profissional sobre a realidade enfrentada, já que conseguimos reproduzi-las na sala de aula”, explicou a diretora da Unidade de Florianópolis, Patrícia Ferreira.
Nos cenários urbanos, o aluno terá contato com vias e condições similares aos dos grandes centros, incluindo os corredores de Bus Rapid Traffic (BRT). Já no rodoviário, trafegará por pistas simples de mão dupla ou duplas com canteiro central, ambas com e sem acostamento.
Fonte: Assessoria de Imprensa Fetrancesc