Florianópolis, 8.8.16 – Um grupo de taxistas de Florianópolis dedicou alguns minutos da sua jornada de trabalho para ações preventivas de saúde. Eles participaram do Programa Transportando Saúde nas Cidades do SEST SENAT Florianópolis, realizado em dois dias, em 23 de julho, na Unidade na Homenagem ao Dia do Motorista e no dia 29 de julho, itinerante nos pontos de táxi.
O diretor do Sindicato dos Taxistas de Florianópolis e Região, taxista Dario Almeida Prado Júnior, a proposta de atender os motoristas é muito boa, porque os profissionais nem sempre dispensam um tempo para cuidar da saúde, pois não querem deixar de atender a clientela.
O Transportando Saúde nas Cidades atendeu 98 profissionais nos dois dias, a exemplo do Comando da Saúde, realizado em parceria entre SEST SENAT e Polícia Rodoviária Federal (PRF) em rodovias federais, pretende despertar no taxista a consciência de cuidar da sua saúde para o seu bem-estar e garantir mais disposição para as atividades profissionais e pessoais.
Os taxistas passaram pela verificação do Índice de Massa Corporal (IMC), responderam um questionário sobre sua rotina e seus hábitos, fizeram exame de glicemia, aferição da pressão arterial e teste de acuidade visual. Tiveram atendimento odontológico, fisioterapia, orientação psicológica, sessões de massoterapia e consulta médica.
O foco em todo esse trabalho foi avaliar as condições básicas e a partir delas o profissional médico pode orientá-los sobre a necessidade de mais exames e até marcar consultas com outros profissionais médicos e sobre mudanças de hábitos para aqueles que estão com o peso corporal acima do ideal e fazer atividade física para os sedentários.
Prado Júnior disse que no seu caso sempre tem a preocupação de fazer exames periódicos e de manter atividade física e uma dieta. Mas acredita que nem todos fazem isso. Ele acredita que o trânsito gera um desgaste físico e emocional, por isso, os profissionais poderiam aproveitar as academias ao ar livre para se exercitar.
Os taxistas também participaram de um bate-papo sobre o Exame Toxicológico, que passou a ser obrigatório para motoristas de transporte de carga e de passageiros, para verificar se são usuários de algum tipo de droga.
Os motoristas receberam um kit com bolsa térmica, ecosacola, camisetas, squeeze, kit de saúde bucal, bolinha de fisioterapia, além de material educativo e informativo sobre os serviços do SEST SENAT. Na Unidade, os profissionais receberam um lanche saudável e apetitoso. No final do mês de agosto acontecerá mais uma etapa do Transportando Saúde nas Cidades em Florianópolis. Fonte: JP/Imprensa Fetrancesc/SEST SENAT