Tubarão, 14.7.16 – As empresas de transporte de Tubarão e Região poderão contar com o serviço do técnico do Despoluir, Sérgio Adriano Machado, para fazer a aferição dos caminhões e o controle da emissão de poluentes dos caminhões. Machado estará na cidade entre os dias 25 e 29 de julho para atender as transportadoras que agendaram visita através do Sindicato das Empresas de Logística e Transporte de Carga da Região da Amurel (Setram), com sede em Tubarão. Ainda há vagas para os interessados, que devem marcar a visita via Setram. Machado também fará o teste de rotação.
O controle da emissão de poluentes é realizado pelo técnico, através de um opacímetro que analisa a transparência da fumaça de escape resultante da combustão. Os dados são avaliados por um programa de software que indica se o veículo está dentro dos padrões ambientais estabelecidos pela legislação brasileira.
Quando isso não acontece, o técnico notifica o proprietário do veículo com a indicação das principais causas, para que providencie os ajustes e solicite novo teste. Na maioria das vezes, o veículo pode estar sem a manutenção adequada. Com isso, o dono do veículo pode dar prejuízo, pois além de provocar mais desgasta no equipamento e aumento do custo de manutenção, consome mais combustível.
A aferição dos veículos de carga para o controle da emissão de poluentes é uma das ações do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte da Confederação Nacional do transporte (CNT)/SEST SENAT/Fetrancesc e Sindicatos.
A finalidade do Programa é engajar as empresas de transporte, motoristas, caminhoneiros autônomos, taxistas e a sociedade a adotar ações de conservação do meio ambiente, “como forma de colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento”, destaca a coordenação do Despoluir.
O projeto existe desde 2007 e até junho deste ano foram realizadas 1.663.719 aferições de veículos, com aprovação de 85,25%. Além da aferição são feitas palestras aos alunos motoristas dos cursos do SEST SENAT, motoristas multiplicadores para a preservação ambiental e o incentivo na redução de recursos naturais e gestão empresarial sustentável. Mais informações pelo site setram@setram.etc.br ou pelo telefone (48) 3626 6863. Fonte: JP/Imprensa Fetrancesc/SEST SENAT
Compartilhe este post