Tecnologias a serviço da evolução, por Osni Roman*

  1. Início
  2. Notícias
  3. Tecnologias a serviço da evolução, por Osni Roman*

Tecnologias a serviço da evolução, por Osni Roman*

Concórdia, 18.8.16 – Toda evolução tem como princípio uma necessidade. Desde as invenções mais primitivas até os mais modernos sistemas tecnológicos, todos surgiram a partir de uma necessidade, seja ela simples ou complexa. E, uma após a outra, as tecnologias vêm contribuindo para a evolução da humanidade, seus processos e sua forma de se relacionar.
No dia a dia das operações logísticas não é diferente. Em especial, quando lidamos com um número cada vez maior de pessoas envolvidas com nossos negócios, sejam elas clientes, colaboradores ou fornecedores. Sem as tecnologias, seria impossível manter todas as rotinas organizadas, realizar procedimentos e ter acesso a dados e informações de maneira rápida, segura e eficiente. Da mesma forma, seria praticamente inviável a sobrevivência e o crescimento no mercado, pois a tomada de decisões estratégicas estaria prejudicada pela incerteza das informações e lentidão dos processos.
Imagine empresas realizando suas atividades em papel, a mão, em máquinas de escrever ou em sistemas rudimentares feitos via MS-DOS. Mas foi assim que começamos, e muitas outras grandes empresas também. Porém, graças às necessidades latentes de cada dia e à evolução constante das tecnologias da informação, conseguimos integrar diversos sistemas imprescindíveis para o nosso trabalho em uma única plataforma.
Entre eles, temos os sistemas para gestão de recursos humanos, para o gerenciamento das operações de transporte, estoque, faturamento, financeiro, manutenção, etc., sendo que todos já fazem parte do nosso dia a dia há alguns anos. Isso não só garante a fluência das rotinas como contribui imensamente para a tomada de decisões assertivas e rápidas.
Da mesma forma, informações há pouco tempo limitadas no tempo e no espaço, como um controle preciso da condução do motorista ou do veículo, hoje são facilitadas pela tecnologia. A telemetria, por exemplo, atuando de maneira integrada com o rastreamento e com um sistema de gestão de frotas, permite proporcionar, de maneira geral, mais segurança para o motorista, a carga e a empresa. Tempo de rotas, médias de quilometragem, freadas bruscas, inclinação do veículo, jornada do motorista, entre outros dados podem ser obtidos em real time com sistemas como este.
Outra grande facilidade já inserida na maioria dos ambientes corporativos é o acesso a arquivos ou e-mails na nuvem. Poder contar com a garantia de acesso a arquivos de qualquer lugar, mesmo não estando no ambiente corporativo, é um caminho sem volta. O uso da tecnologia no dia a dia de pessoas físicas ou jurídicas, como um todo, é uma via só de ida. E isso amplia ainda mais o rol de possibilidades de negócios e garante mais uma ferramenta que otimiza a produtividade e agiliza a resolução das demandas.
Porém, o que podemos pontuar como um grande desafio dentro de todo esse cenário é saber aproveitar toda essa tecnologia e todos esses dados que somos capazes de unir e armazenar, tratando-os com inteligência. Mais do que ter acesso a informações, gerar relatórios, compilar dados e fazer comparativos, é fundamental uma estratégia e uma prática que permitam fazer uso de tudo isso para melhorias, evolução, aumento da competitividade, resolução de problemas e até mesmo previsões, antecipando tendências ou situações negativas para o nosso negócio.
Além disso, também igualmente essencial, é saber fazer a leitura de como cada tecnologia pode ajudar no nosso negócio e se realmente precisamos incorporar tudo o que o mercado dita como tendência na nossa realidade. Muitas vezes, adquirir um software do tipo X, que é mais caro e por vezes mais completo do que o Y, pode não ser a solução ideal para o dia a dia de nossa empresa. Nesses casos, precisamos usar a inteligência tecnológica a nosso favor, entendendo a funcionalidade de cada solução e se ela se adequa ou não às nossas necessidades, nossos objetivos e nossas metas. Mesmo que seja “a melhor”, pode não ser “a ideal” para a nossa condição ou realidade. Fazendo esse tipo de análise, economizaremos não só recursos financeiros, mas também recursos humanos e tempo, que são igualmente valiosos no mundo corporativo.
Quando conseguimos ser eficientes e assertivos em todos os quesitos de maneira uniforme e contínua, evoluímos, mas também proporcionamos evolução para todos que nos cercam, incluindo para os nossos clientes. Nós nos tornamos mais competitivos, eficientes, estratégicos e, na mesma medida, nosso cliente também, tornando toda a cadeia logística mais eficaz.
Sem contar a percepção de valor que cada um dos envolvidos nesse cenário passa a ter. Um negócio que oferece inovação em seus processos, e ajuda seus clientes a usufruírem do melhor e a entregar serviços com ainda mais excelência e qualidade, passa a ter mais credibilidade e confiança do mercado como um todo.
Logo, inovações tecnológicas não trazem benefícios para um único negócio, mesmo que estejam aplicadas diretamente a ele. Toda evolução, aliada ao conhecimento e ao uso eficaz, proporciona melhorias para uma cadeia e para toda a sociedade. E é graças a ela que hoje somos melhores, mais eficientes, mais organizados, mais competitivos e mais estratégicos.

*Osni Roman é presidente da Coopercarga, operadora logística para Brasil e Mercosul.

Compartilhe este post