Florianópolis, 11.4.16 – Os trabalhadores do transporte coletivo de Florianópolis e usuários do serviço constataram na prática que cuidar da saúde pode depender de alguns minutos por dia e em qualquer lugar.
Foi isso que aconteceu nas ações do SEST SENAT Florianópolis realizadas pelo Dia Mundial da Saúde, que teve como tema “Prevenção e promoção de saúde – através de uma alimentação saudável e o incremento das atividades físicas”, no Terminal de Canasvieiras (Tican) nos dias 5 e 6 e no Terminal Central (Ticen) da Capital. E nesta semana tem mais. Hoje a equipe da Unidade estará na empresa Biguaçu (Veja programação abaixo).
Nas plataformas de embarque e desembarque e entre ônibus nos Terminais os profissionais fizeram alongamentos para dar flexibilidade ao corpo e evitar lesões. Participaram de sessões de massoterapia, mediram a pressão, fizeram o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e além disso receberam material para se exercitar todos os dias e dicas para a alimentação mais adequada.
O promotor de Esporte e Lazer do SEST, Marcos Sander Barreto, disse que foi um trabalho com resultado muito positivo, porque houve a participação de muitos profissionais. “As pessoas querem saber mais sobre alimentação, sobre exercícios físicos e querem saber se a pressão arterial é a ideal, mostrando que querem se cuidar”, ressaltou.
Um dos primeiros a chegar no quiosque do Senat no Ticen foi o cobrador, Valci Moraes, que atua na função há 18 anos. Fez aferição da pressão arterial e marcou 12 x 8, considerada a ideal pelos médicos. Mas ele avisa que cuida da saúde, porque tem diabetes. Faz check up anual, caminha três vezes por semana, faz natação na casa da sogra nos finais de semana e ainda dedica algumas horas por semana para atividades de lazer como se reunir com os amigos e reuniões familiares, além de ir a restaurantes e passeios.
Por causa da função desenvolveu uma lesão por esforço repetitivo que trata com o fisioterapeuta do SEST SENAT. Para ele, que faz enfatiza não beber e nem fumar, saúde é tudo, porque como sempre se repete “não adianta ter dinheiro se não se tem saúde”.
O fiscal de transporte, Marcelo dos Santos, trabalha das 6 às 15h30min, mas disse que não abre mão de almoçar, mesmo que seja durante o expediente. Ou compra almoço ou leva de casa, porque passa longe de lanche e refrigerante, que muitos profissionais por comodidade comem. Já praticou caratê, mas o pouco tempo livre o obrigou a fazer caminhadas.
Estar trabalhando nos horários das refeições principais faz muitos deles optar pelos lanches ou pular refeições. Um deles é o motorista, André Luiz Homem, que tem intervalo da jornada entre 9h40min às 10 e depois só no fim do expediente, por volta das 15 horas. Disse que atrapalha e por isso às vezes se alimenta com lanchinhos vendidos no terminal. Para compensar joga bola uma vez por semana e caminha um dia. Confessa que, às vezes, a preguiça toma conta, mas garante que pensa em aumentar a carga de exercícios. Acha que é possível também fazer alongamentos entre uma viagem e outra.
Gincana Cultural – Com a temática do Dia Mundial da Saúde, os alunos do Programa Jovem Aprendiz receberam mais uma missão na Gincana Cultural Interdisciplinar. Eles deverão convidar os colegas de trabalho da empresa na qual executam a parte prática do curso para visitarem o SEST SENAT Florianópolis nas noites em que houver plantão de saúde. Cada trabalhador que comparecer somará 50 pontos para a equipe que representar a referida empresa.
A data – A saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades”. Levando em conta este conceito, desde 1948 é celebrado, em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde, com a finalidade de conscientizar a população a respeito dos vários aspectos que envolvam a saúde.
As atividades de Dia Mundial da Saúde do SEST SENAT Florianópolis continuam até o dia 14 de abril. Veja a programação:
Segunda-feira, 11 de abril
Das 9h às 15 horas – Empresa Biguaçu Transporte Coletivo (Estreito): Avaliações de IMC e física, ginástica laboral, massoterapia e aferição da pressão arterial.
Terça-feira, 12 de abril
Das 9h às 12 horas – Empresa Aceville Transporte de Cargas (Palhoça): Avaliações de IMC e física, ginástica laboral, massoterapia, aferição da pressão arterial, exames clínicos de odontologia e palestras.
Das 18h às 20 horas – Unidade do SEST SENAT Florianópolis (Jardim Atlântico):Avaliação de IMC, teste de glicemia, massoterapia, aferição da pressão arterial, exames clínicos de odontologia e palestras. Público alvo: trabalhadores do transporte de empresas da região, jovens aprendizes e alunos dos cursos noturnos do SENAT.
Quarta-feira, 13 de abril
Das 13h às 16 horas – Empresa Translovato Transporte de Cargas (Palhoça):Avaliações de IMC e física, ginástica laboral, massoterapia e aferição da pressão arterial.
Das 13 às 16 horas – Empresa Auto Viação Catarinense de Transporte Rodoviário: Avaliações de IMC e física, ginástica laboral, massoterapia, aferição de pressão arterial, exames clínicos de odontologia e palestras.
Quinta-feira, 14 de abril
Das 18h às 20 horas – Unidade do SEST SENAT Florianópolis (Jardim Atlântico):Avaliação de IMC, teste de glicemia, massoterapia, aferição da pressão arterial, exames clínicos de odontologia e palestras. Público alvo: trabalhadores do transporte de empresas da região, jovens aprendizes e alunos dos cursos noturnos do SENAT.
Ações no plantão do SEST, à noite, deverão ser agendadas pelos telefones (48) 3281-6233/3281-6217.
Fonte: JP/Imprensa Fetrancesc/SEST SENAT