Transformação da sociedade ocorre com boa educação de base, disse ministro da Educação durante evento em Florianópolis

Transformação da sociedade ocorre com boa educação de base, disse ministro da Educação durante evento em Florianópolis

Florianópolis, 19.7.16 – “Uma nação não pode crescer e se desenvolver apenas com palavras de ordem. É preciso trabalhar. E para isso, precisamos preparar homens e mulheres para transformar as gerações com educação, esforço, dedicação e foco”, disse o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, na abertura do Seminário da Base Nacional Comum Curricular. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira, 19 de junho, na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).
Primeiro encontro da agenda nacional que vai debater o tema na base da educação, a reunião de trabalhos teve a participação de lideranças e professores de todo o Estado. O foco foi avaliar e nortear habilidades e competências curriculares de todo o Brasil, especialmente da Região Sul.
De acordo com Mendonça Filho, o Seminário pretende “fomentar ações para a educação”. Por isso, destacou, a importância de conhecer dados da realidade de cada região, repassados pelo secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, durante o segundo momento do Seminário, junto aos integrantes do Movimento Santa Catarina pela Educação.
Ponto de partida da participação do ministro da Educação, a série de seminários quer aperfeiçoar a base curricular e “desenvolver o potencial de todas as crianças”, destacou Deschamps no início de sua fala. Depois apresentou índices como a quantidade atual de alunos, acima de 500 mil, das mais de 1 mil escolas estaduais. Também pontuou a quantidade de professores da rede pública, somando 42 mil profissionais, e projetos implantados ao longo dos anos.
O líder da pasta lembrou, por exemplo, da implantação do processo eleitoral para a seleção de diretores escolares, o “que profissionalizou a escolha” dos representantes das unidades de ensino. A articulação com os municípios também é uma iniciativa da Secretaria do Estado de Educação para a transformação do processo de qualificação, destacou Deschamps. Para isso foram criados o Plano de Oferta Educacional, reduzindo os índices de evasão escolar, os arranjos educacionais e o apoio técnico, pontuou.
O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Ari Rabaiolli, foi representado no Seminário pelo diretor-executivo da entidade e supervisor do Conselho Regional do SEST SENAT SC, Maurus Fiedler, professor acadêmico que também atuará nas atividades relacionadas à gestão da qualificação profissional.
Entidade que somou R$ 160 milhões de investimentos aplicados nos últimos 11 anos, o SEST SENAT oferece cursos de formação e atualização, além de programas como o Jovem Aprendiz, que contribuem para a evolução e transformação da educação de base, disse o diretor-executivo da Fetrancesc. “Com as nossas Unidades, conseguimos aproximar a ideia de qualificação do profissional na área de atuação do trabalhador. Isso contribuiu com a proposta do Movimento SC pela Educação, ao mesmo tempo em que converge com as ações do Governo do Estado em busca da excelência neste sentido”, enfatizou Maurus.

O movimento que destaca SC – Inovador e criado por catarinenses, que hoje já começou a ser exportado para outros Estados, o Movimento Santa Catarina pela Educação também fez parte da reunião de trabalhos. O presidente da Fiesc, Glauco Côrte, apresentou o projeto que tem destacado SC no incentivo à formação básica e profissional.
Do lançamento do projeto, ainda denominado A Indústria pela Educação, ao período atual, contando com a adesão de diversas entidades empresariais, entre as quais a Fetrancesc, Côrte destacou, inclusive, que tudo começou com a ideia de alterar a realidade da baixa escolaridade do trabalhador catarinense, além de compatibilizar a formação com a área de atuação.
O presidente da Fiesc falou, ainda, das bandeiras abraçadas pelo movimento. Em 2012, ano do lançamento, houve uma mobilização da indústria. Em seguida, em 2014, foi a vez de aproximar as famílias da unidade de ensino. Já entre o final de 2015 e início de 2016, com a mudança da sigla e o fortalecimento da iniciativa, atingiu-se a era da gestão escolar no projeto.

Fonte e fotos: HA/Imprensa Fetrancesc

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