Viaduto da BR 101, em Tubarão, tem vigas concluídas e espera ligação com pistas

Viaduto da BR 101, em Tubarão, tem vigas concluídas e espera ligação com pistas

Tubarão, 15.7.16 – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/SC) finaliza, nesta semana, os trabalhos de ligação entre o viaduto de acesso ao Sertão dos Corrêas e Cruzeiro. Com o término das vigas de ancoragem, a estrutura aguarda a ligação definitiva com o trecho de pistas duplicadas, para ter o fluxo de veículos liberados. A passagem está em construção no km 339 da BR-101 Sul, no segmento pertencente ao município catarinense de Tubarão. 
A chuva registrada nesta quinta-feira, 14 de julho, prejudicou os trabalhos de aterro e compactação de solo nas cabeceiras, tarefa necessária para aplicar o asfalto, tanto no restante das pistas quanto na parte elevada do viaduto. Enquanto aguarda a ligação, o Dnit/SC faz serviços complementares dento da frente de obras, como a instalação de grama em leivas, sobre os taludes, para evitar processos erosivos no aterro.
Quando finalizado, o viaduto do km 339 terá 16 metros de largura sobre a pista, 14 metros de largura no vão inferior, 4,6 metros de altura no centro, duas calçadas para pedestres com dois metros de largura e duas faixas de rolagem, ambas com cinco metros cada. A construção do viaduto foi iniciada em 07 de março, quando o talude começou a ser escavado, abrindo frente para a construção da estrutura, fazendo parte do lote de obras complementares à duplicação da BR-101 Sul catarinense. Os trabalhos no viaduto vão continuar nos próximos dias, dentro das condições de tempo estável.
Cerca de 110 viadutos foram construídos na duplicação da BR-101 Sul catarinense, no trecho entre os municípios de Palhoça a Passo de Torres. A maioria deles segue o traçado de pistas, sendo os viadutos de acesso a Praia do Sonho e Pinheira, em Palhoça, acesso a Garopaba, acesso a Vila Nova, em Içara, de acessos ao bairro Operária e Centro de Araranguá e o viaduto de acesso ao Cemitério em Sombrio, as únicas passagens transversais às pistas duplicadas.

Trabalhos no final, cuidados continuam – Para abrir frente aos trabalhos de construção do viaduto de acesso ao Sertão dos Corrêas e Cruzeiro, o Dnit/SC precisou readequar o fluxo da BR-101 Sul para trafegar em desvios laterais, nesse ponto da rodovia federal. Com essas mudanças os moradores, transportadores de cargas ou pessoas e pedestres que utilizarem os acesos, próximo ao km 339 da BR-101 Sul, precisam atentar para a mudança no trajeto, seguindo a orientação da sinalização provisória. (Fonte: Assessoria de Imprensa Dnit/SC)

Compartilhe este post