A 66ª turma da Especialização em Gestão de Negócios do ITL (Instituto de Transporte e Logística), formada por gestores dos modais rodoviário, aéreo, ferroviário e metroviário, realizou, em 28 de outubro, uma visita técnica ao InPETU Hub, o Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo e Tecnologia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). A coordenadora do Programa Despoluir em Santa Catarina, Camila Vaz, é uma das alunas da especialização.
Os 44 alunos foram recebidos no Sapiens Parque, em Florianópolis (SC), sob a orientação do professor Denny Mews, e participaram de uma imersão em inovação e tecnologia, trocando experiências sobre as necessidades e os avanços no setor de transporte.
A visita ao InPETU Hub permitiu aos estudantes conhecer as iniciativas do parque e o projeto Connect Sapiens, que promove a integração entre empresas, academia e startups. Durante a recepção, eles exploraram como o ecossistema de inovação local se organiza para fomentar soluções tecnológicas e apoiar o empreendedorismo, com ênfase em estratégias colaborativas.
Depois, o grupo seguiu para o Impact Hub, maior rede global de coworking com foco em impacto social, onde participaram de uma sessão de pitch. Startups como Mobway, ManyConvert e Mahr Tech, incubadas pelo programa Miditec da Acate, e a residente Blimboo apresentaram seus modelos de negócios. A atividade promoveu um ambiente rico para networking e troca de insights, conectando gestores e empreendedores em discussões sobre inovação e tendências tecnológicas aplicadas ao setor de transporte.
A imersão foi finalizada com uma visita ao Instituto Senai de Inovação, onde os participantes conheceram tecnologias avançadas desenvolvidas no Sapiens Parque, fortalecendo o objetivo de absorver conhecimentos práticos e aplicáveis ao dia a dia das empresas onde atuam.
Sobre a Especialização
A Especialização em Gestão de Negócios faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pelo ITL e promovido pelo SEST SENAT. A capacitação é ministrada pela FDC (Fundação Dom Cabral) e tem como objetivo capacitar gestores e executivos de empresas de transporte e logística nas mais modernas técnicas de gestão de negócios, bem como desenvolver as competências necessárias para tornar o setor mais competitivo.
Fonte: Agência CNT Transporte Atual