Iniciativa da área de inovação do grupo voltada para o closed innovation está em sua terceira edição e nos preparativos para mais uma semana da Inovação
Em 2018, a Coopercarga lançou oficialmente a primeira iniciativa de Inovação, o programa Criativação de Ideias. Nele foram trabalhadas cinco ideias, com maior potencial, desde a ideação até a validação final. Esse primeiro passo na área da Inovação consistia em um pitch para a diretoria. As ideias desenvolvidas mais votadas viraram projetos e foram continuadas até a implementação dos projetos.
Essa iniciativa proporcionou o desenvolvimento do projeto Paperless, que tinha como objetivo digitalizar os processos e impulsionar a transformação digital, a gestão da informação ea gestão financeira dos clientes. Com essa iniciativa, nasceu a Cargon, uma Spin Off do Grupo que se tornou uma Start-Up.
A partir disso, o Portal do Criativação passou a registrar, desenvolver e premiar as ideias dos colaboradores.
E desde então, vem buscando aperfeiçoar as práticas do Closed Innovation, com o objetivo de estimular o potencial criativo e solucionador de problemas em todos os níveis hierárquicos do Grupo.
A terceira edição do programa, de 2021, intitulada “A Jornada do Criativação” já passa de 100 ideias inscritas, e tem uma taxa de 90% de aprovação entre os participantes.
Entre o fluxo de envio, preparo, aprovação e implementação de ideias, a equipe organiza a III Semana da Inovação, a se realizar entre 18 e 22 de outubro.
Esse ano, a Semana da Inovação contará com 26 palestras de convidados da área, com o propósito de decolar a experiência já proporcionada, desde o desenvolvimento das ideias até a elaboração e implementação dos projetos, que ampliam e impulsionam horizontes.
Com o foco central no desenvolvimento de pessoas, a jornada foi desenvolvida para gerar aprendizagens que possibilitem uma tomada de decisões rápidas, cooperatividade e comunicação interpessoal, baseadas na metodologia do Design Thinking dentro de 05 etapas: empatia, definição, ideação, prototipação e testagem.
Atualmente o Portal da Criativação apresenta um formato degamification, criado exclusivamente pelo Innovation Center, centro de inovação do Grupo Coopercarga, com o base no centrismo do usuário e a sua experiência, onde quem mais demonstrar disposição para entrar no jogo mais chances tem de ganhar. Os prêmios variam entre cursos, eventos, viagens, e até dinheiro.
O gerente de Inovação no Grupo Coopercarga, Felipe Sobrinho, destacou que “a nova edição do Criativação contribui para a formação de líderes e liderados preparados para desenvolver e gerir projetos através de metodologias ágeis e atuais disponibilizadas peloInnovation Center, e a Semana da Inovação, vem para somar nas ações desenvolvidas e inspirar novos desafios”.
Fonte: Coopercarga