Atenção, motorista! Veículos de transporte de cargas que circularem com eixos indevidamente suspensos serão penalizados

  1. Início
  2. Notícias
  3. Atenção, motorista! Veículos de transporte de cargas que circularem com eixos indevidamente suspensos serão penalizados

Atenção, motorista! Veículos de transporte de cargas que circularem com eixos indevidamente suspensos serão penalizados

Estão sujeitos à penalidade prevista no art. 209 do Código de Trânsito Brasileiros os veículos de transporte de cargas que circularem com eixos indevidamente suspensos. Conforme a Lei 13.103/2015, somente são isentos da cobrança de pedágio os eixos suspensos dos veículos de transporte de carga vazios.

O procedimento, adotado por diversas concessionárias, iniciou-se em alguns trechos e será estendido por todas as rodovias concedidas do país.

Iniciativa Ecovias do Araguaia

Amparada pela Resolução 4898/2015 da ANTT, a Ecovias do Araguaia foi quem apresentou o projeto e informou que, a partir deste mês, fará a verificação de existência de Manifesto de Documento Fiscal (MDF-e) em aberto, para os veículos comerciais que passarem pelas praças de pedágio localizadas no Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins (composto pelas BRs-153 e 080).

A partir da consulta do Manifesto de Transporte ou da verificação visual, a Concessionária cobrará pela totalidade dos eixos – independente se suspensos ou não – de veículos que estiverem com carga visível ou com manifesto em aberto.

Compartilhe este post