Levar informação e orientação sobre uma doença que é a mais incidente entre as mulheres brasileiras foi o que motivou mais uma ação da BC Cargo Logística. De acordo com o Inca, entre 2023 e 2025, cerca de 74 mil novos casos de câncer de mama devem ser diagnosticados no Brasil, e uma estimativa de 18 mil mortes. No país, a média de idade das mulheres diagnosticadas é de 53 anos – dez a menos do que nos Estados Unidos.
Pensando nisso, a empresa decidiu promover uma palestra sobre o câncer de mama para cerca de 50 alunas de 13 a 16 anos da escola municipal José Potter. A palestra foi alusiva ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção da doença.
A palestrante foi a enfermeira Michele Luiza Schittler, que falou sobre a importância do diagnóstico precoce, do autocuidado e do autoconhecimento sobre o corpo. Ela também esclareceu dúvidas das jovens sobre os sintomas, os fatores de risco, os tratamentos e as formas de apoio às pacientes.
A iniciativa faz parte das ações sociais que a BC Cargo Logística de Itajaí desenvolve na comunidade onde está inserida. A empresa, que atua no segmento de transporte rodoviário de cargas, tem como um dos seus valores a responsabilidade social e ambiental.
O diretor da empresa, Luiz Gustavo Cunha, disse que a palestra teve como objetivo levar informação e orientação às alunas sobre um tema tão relevante para a saúde das mulheres. “Nós queremos contribuir para a formação dessas jovens, não só como futuras profissionais, mas também como cidadãs conscientes e cuidadosas com a sua saúde e bem-estar”, afirmou.
A enfermeira, destacou a importância deste tipo de ação. “Falar sobre câncer de mama para um público tão jovem é essencial. Precisamos compartilhar informação e ensinar essas meninas sobre a importância da prevenção”, finalizou Micheli.
Fonte: Seveículos