A BR-280, no KM 96, em São Bento do Sul, segue totalmente interditada nesta quinta-feira, 15 de dezembro. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) informou que o trecho permanece sem prazo oficial para liberação.
A autarquia informou que a rota alternativa indicada é a SC-418, na Serra Dona Francisca, ou através da BR-470.
A BR-101, no KM 232, em Palhoça, permanece com três das quatro faixas fluindo, sendo uma reversível no sentido Sul/Norte. Além disso, a BR-376, em Guaratuba, no Paraná, segue com apenas uma pista para cada sentido.
Rodovias em SC e PR ainda com pontos de bloqueio devido às chuvas:
BR 376 em Guaratuba/PR: fluindo em uma faixa em cada sentido
BR 101 km 232 em Palhoça: 3 das 4 faixas fluindo, sendo uma reversível sentido sul/norte
BR 280 km 96 em São Bento do Sul: totalmente interditada.
— PRF SC (@PRF191SC) December 15, 2022
Rodovias estaduais
A SC-390, na Serra do Rio do Rastro, foi liberada apenas para veículos leves na última segunda-feira, 12 de dezembro. Porém, caminhões com dimensões superiores a 14 metros ainda não podem utilizar o trecho. A PMRv (Polícia Militar Rodoviária) orienta que os usuários da rodovia mantenham a atenção redobrada nos locais onde ocorreu o deslizamentos, ou seja, no KM 410.
Na SC-477, em Doutor Pedrinho, o trânsito segue interditado para veículos pesados. De acordo com a PMRv, o asfalto apresentou rachaduras no KM 133 e está com infiltração de água podendo haver deslizamento a qualquer momento.
A SIE (Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade) fez nova avaliação e a orientação é que os caminhões não utilizem a Serra em hipótese alguma. O trecho está sinalizado e segue monitorado.