O Plano Nacional de Logística (PNL), que está em fase de consulta pública, foi tema de discussões da Câmara de Transporte e Logística da Fiesc e do Conselho de Infraestrutura nesta quarta-feira, 7 de abril.
Segundo o presidente da Fiesc, Mário César de Aguiar, a entidade está analisando o PNL e apresentará propostas até o dia 30 de abril, quando se encerra o prazo da consulta pública. “Ansiosamente, esperamos que Santa Catarina finalmente seja inserida no contexto logístico nacional”, acrescentou Aguiar. As prioridades são a implantação dos eixos ferroviários leste-oeste e litorâneo, que liga os cinco portos catarinenses, que, em 2020, registraram crescimento no volume de cargas, alcançando um total de 51,7 milhões de toneladas.
O PNL foi apresentado pelo diretor de Planejamento do Ministério da Infraestrutura, Tito Livio Pereira Queiroz e Silva, e pelos representantes da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Leandro Rodrigues e Silva e Tiago Baroni.
A preocupação da Fiesc e de outras instituições de Santa Catarina é que o estado seja contemplado apenas com eixos de passagem. Mário Aguiar já tinha feito o alerta à bancada catarinense no Congresso Nacional, em reunião na segunda-feira, 6 de abril. “Para nossa surpresa e insatisfação não estamos contemplados no Plano Logístico Nacional (PNL) como um estado possível para receber investimentos ferroviários, a não ser ferrovias de passagem”, tinha afirmado Aguiar aos deputados e senadores.
Estreando na reunião da Câmara de Transporte e Logística da Fiesc e do Conselho de Infraestrutura na condição de secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Leodegar Tisckoski fez coro à preocupação. “Na verdade, Santa Catarina passa a ser apenas a passagem”, observou o secretário. Outros participantes do evento enviaram perguntas com a mesma preocupação.
Os representantes do Ministério da Infraestrutura e da EPL orientaram que essas manifestações sejam formalizadas na audiência pública. Eles citaram que o Plano traça cinco cenários para 2035, com base nos dados de 2017. Conforme Tito Lívio, o PNL traz visão integrada de todos os modais, antecipa necessidades e oportunidades, separa os níveis de planejamento, realiza análise integrada e sistêmica e contempla método de planejamento que permite a melhoria contínua. Os representantes da EPL, empresa que está elaborando o plano, destacaram que o PNL traz vantagens como o aumento da velocidade média de transporte de cargas e de passageiros, redução do custo proporcional do transporte no Produto Interno Bruto (PIB), a redução proporcional das emissões de gases do efeito estufa e aumento da segurança.
Assista à reunião na íntegra.
Prioridades no governo de SC – Durante a reunião, foi apresentado ao secretário de Estado uma relação de seis itens considerados prioritários na esfera de gestão estadual:
1.Conservação rotineira e preventiva e restauração das rodovias estaduais.
2.Projeto de intermodalidade para o estado e a atualização do plano aeroviário catarinense
3.Acesso marítimo aos portos – dragagem da Babitonga e Itajaí – e acesso a Itajaí e Itapoá
4.Atualização e resgate dos projetos ferroviários catarinenses
5.Boa gestão dos processos de concessão dos portos de São Francisco do Sul e Imbituba
6.BR 101 do Futuro.
Em sua manifestação, Tiskoski, que está há três dias no cargo, salientou que está se inteirando dos processos internos e destacou a necessidade de investimentos na restauração, manutenção preventiva e ampliação da capacidade, conforto e segurança da malha rodoviária estadual.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Fiesc.