No dia em que a Fetrancesc comemorou 34 anos de fundação, a Câmara de Assuntos Tributários apresentou aos transportadores a palestra “Planejamento Tributário – As alterações tributárias para 2022”. Ministrada pelo consultor de gestão e contador, Marco Antônio Scariot, o assunto é uma das grandes preocupações dos empresários ao projetarem o próximo ano fiscal, na avaliação do presidente da federação, Ari Rabaiolli.
“O transportador vem enfrentando diariamente o aumento dos insumos e a reunião apresentou uma oportunidade de melhorar o resultado de sua operação, seja pela alteração de práticas internas, ou analisar a melhor operação tributária”, complementou o coordenador da Câmara e advogado tributarista da Comissão Jurídica da Fetrancesc (Comjur), Alex Breier.
Segundo Scariot, o principal aspecto para dar início ao planejamento é conhecer, efetivamente, a empresa, sobretudo entender a operação, métodos de controle e resultados, além de conhecer o regime tributário da empresa, bem como os benefícios que ele traz.
“Devemos ter noção dos impactos positivos que um bom planejamento tributário pode nos trazer, estar sempre atualizados e manter os indicadores tributários ao lado dos de gestão, com acompanhamento mensal”, destacou Scariot ao pontuar que o fisco oferece ao empresário a opção tributária e a escolha correta desta alternativa está atrelada ao conhecimento do negócio.
Ele também falou sobre a desoneração da folha de pagamento, apuração de ICMS, além de comentar os principais impostos/tributos incidentes na atividade do transporte e suas respectivas alíquotas.
O grupo também discutiu a importância desse planejamento para a operação de transporte, desde a identificação do abastecimento até a renovação de frota.
Reforma Tributária – O palestrante apresentou e esmiuçou as duas propostas de textos para a Reforma Tributária. Assunto sobre o qual o coordenador da Câmara e advogado tributarista da Comissão Jurídica da Fetrancesc (Comjur), Alex Breier, comentou: “nós sabemos que vem e o que trará, o aumento da carga tributária”.