Carreta refrigerada com energia solar chega a Santa Catarina para testes

  1. Início
  2. Notícias
  3. Carreta refrigerada com energia solar chega a Santa Catarina para testes
A primeira carreta do Brasil equipada com placas fotovoltaicas e exclusivo sistema elétrico desenvolvido pela fabricante de implementos rodoviários Randon acaba de chegar ao Oeste de Santa Catarina. Ela foi entregue para a Transportes Tozzo, empresa de Chapecó escolhida para realizar os testes com o veículo. Foto: Lucas Bergmann

Carreta refrigerada com energia solar chega a Santa Catarina para testes

A primeira carreta do Brasil equipada com placas fotovoltaicas e exclusivo sistema elétrico desenvolvido pela fabricante de implementos rodoviários Randon chegou ao Oeste de Santa Catarina. Ela foi entregue para a Transportes Tozzo, empresa de Chapecó escolhida para realizar os testes com o veículo. Nesta semana, a carreta começará a circular pelo Brasil. 

O veículo, um semirreboque do modelo Frigorífico, possui a tecnologia Randon Solar, um produto único na América Latina que converte energia dos raios solares por meio de painéis flexíveis de alta eficiência, ultrafinos e resistentes a variações climáticas. Há 50 painéis instalados na parte superior da carreta. A energia gerada é direcionada para a refrigeração interna do baú, garantindo a conservação da carga com ou sem o uso de combustível. 

“Entre as vantagens dessa carreta estão a redução de ruído e a economia com diesel, o que a torna muito mais silenciosa e sustentável”, afirma Ivalberto Tozzo, diretor comercial da Transportes Tozzo. O impacto para o meio ambiente é uma redução de até 6 toneladas de gás carbônico lançadas na atmosfera por ano. A autonomia do produto é de cerca de 22 horas para cargas refrigeradas e de 5 horas para cargas congeladas.

A tecnologia é dotada de um exclusivo algoritmo de gerenciamento de energia, que não necessita de nenhuma intervenção do operador para o funcionamento do sistema. Todos os dados, como status do sistema e performance da geração fotovoltaica, podem ser acessados por um aplicativo para dispositivos móveis ou por meio de uma interface disponível no próprio veículo. A potência instalada com o sistema completo pode chegar a até 15 kW, com possibilidade de geração de até 11,5 mil kW ano. Com isso, está prevista uma economia significativa de até 1,8 mil litros de diesel por ano.

Para Ivalberto Tozzo, ter fácil acesso às informações do veículo é essencial para a gestão da frota. “Não só o motorista poderá conferir os dados. Pelo celular, vamos saber onde a carreta está, em que velocidade, qual a temperatura do baú, qual a autonomia e mais uma série de informações relevantes”, disse.

Segurança e sustentabilidade

Randon Solar, carreta, Transportes Tozzo. Foto: Lucas Bergmann
Foto: Lucas Bergmann/Randon/Divulgação


A energia armazenada em baterias pode ser utilizada para a refrigeração da carga à noite sem que o aparelho de refrigeração fique ligado. Quando estiver parada, a carreta também pode ser carregada na energia elétrica.

“A experiência vivenciada, consolidando parâmetros técnicos necessários, é mais um passo na jornada de evolução de tecnologia, amplamente testada nos ambientes controlados dos nossos laboratórios de engenharia. Acreditamos muito no potencial desta tecnologia única, que possibilita uma operação mais sustentável, segura e silenciosa. O Randon Solar mostra, mais uma vez, que colocamos o nosso compromisso de sustentabilidade na prática, com tecnologias alinhadas a esse propósito”, salienta o COO da Randon, Sandro Trentin.

Parceira estratégica e comercial da Randon, a Transportes Tozzo já se prepara para levar alimentos e bebidas refrigeradas ou congeladas para estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Quanto maior a exposição solar, maior a capacidade de carregamento energético da carreta. 

Para o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Dagnor Schneider, a ação evidencia a preocupação das transportadoras catarinenses com o meio ambiente e com a modernização dos veículos. “Precisamos valorizar essas iniciativas. Novamente Santa Catarina está na vanguarda da evolução da frota de caminhões. Isso só acontece por conta da ousadia e da visão de futuro de nossos empresários do setor. A Transportes Tozzo é um exemplo disso, ao estar aberta a essas experiências e soluções tecnológicas, que refletem nossa busca pela mobilidade sustentável”, salientou. Referência em boas práticas socioambientais, a transportadora de Chapecó conquistou o Prêmio Despoluir 2023 na categoria de grandes frotas. 

O Randon Solar foi desenvolvido pela Randon com parceria com o Instituto Hercílio Randon (IHR) e o Centro Tecnológico Randon (CTR).

Fotos: Lucas Bergmann

Compartilhe este post