CCR Via Costeira: Serviços de manutenção e conservação da rodovia permanecem e são realizados 24 horas

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CCR Via Costeira: Serviços de manutenção e conservação da rodovia permanecem e são realizados 24 horas

Os trabalhos de conservação e manutenção da BR-101 Sul continuam sendo realizados diariamente, e incluem serviços de limpeza em geral da via, com roçada e capina, coleta diária de resíduos, manutenção da sinalização com pintura de faixas, reposição de tachas refletivas (conhecidas como “olho de gato”), substituição de placas, recuperação de pavimento com troca de asfalto e monitoramento para desobstrução constante dos sistemas de drenagem, com limpeza de bueiros, sarjetas e canaletas. Todos estes trabalhos, quando necessários, podem gerar algum tipo de interferência no tráfego. Por isso, a CCR ViaCosteira recomenda aos usuários que redobrem a atenção e reduzam a velocidade sempre ao primeiro sinal. Sempre que possível, os serviços são programados para os períodos com menor fluxo de veículos, também podendo ser realizados durante a noite e até mesmo durante a madrugada.

E para evitar possíveis transtornos nos locais com restrições de tráfego, a empresa recomenda aos usuários que programem seus deslocamentos de acordo com suas possibilidades. As condições do trânsito estão disponíveis no aplicativo CCR Rodovias Sul, no site www.ccrviacosteira.com.br ou por meio do Disque CCR ViaCosteira 0800 255 5550, disponível 24 horas por dia para emergências e informações.

Já a cobrança de tarifa de pedágio em todas as praças do trecho concedido (BR-101), tem previsão de início para abril, mas ainda sem definição de data. O começo da operação depende de aprovação dos trabalhos iniciais, pela agência reguladora (ANTT), e da autorização para início da cobrança publicada em Diário Oficial da União (DOU). Assim que autorização for publicada em DOU, os usuários serão informados por meio da chamada “operação branca”, ou seja, durante 10 dias as praças funcionarão apenas para informar sobre a data do início da cobrança e o valor das tarifas para cada tipo de veículo. A empresa também divulgará a data e o valor da tarifa por meio dos veículos de comunicação e distribuição de informativo nas praças. O valor da tarifa básica deve ser de R$ 2,10. E para veículos comerciais (caminhões e ônibus) o valor cobrado depende do número de eixos, ou seja: a tarifa básica vezes o número de eixos.

Todos estes serviços, que passam a ser permanentes na rodovia, são complementares ao pacote de trabalhos iniciais, que empresa concluiu no início desta semana, e para os quais foram investidos mais R$ 200 milhões em obras ao longo do trecho, aumentando as condições favoráveis de trafegabilidade e, especialmente, de aumento da segurança dos usuários, pedestres e comunidades lindeiras. No total, o projeto da CCR ViaCosteira prevê um investimento em torno de R$ 7,4 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, tendo como principais obras a construção de 98,3 quilômetros de faixas adicionais, 70,3 quilômetros de vias marginais, 18 passarelas, 42 retornos, renovação de 31 acessos e 25 novos pontos de ônibus. Além disso, estão previstos também nova iluminação ao longo do percurso e monitoramento de 100% do trecho, por meio de 235 câmeras. No total, serão aproximadamente 3,7 mil empregos com contratação de 100% de mão de obra local, contribuindo com o desenvolvimento regional. Até agora já foram contratados pela CCR ViaCosteira 1.100 profissionais.

Confira os trabalhos iniciais em números já realizados:

Recuperação do pavimento com aplicação de mais de 80 mil toneladas de massa asfáltica;
Revitalização de toda a sinalização vertical, com implantação de mais de 3.800 novas placas de sinalização;
Revitalização de toda a sinalização horizontal (pinturas de faixas e zebrados de acessos a rodovia principal, equivalente a 500 km de pistas);
Colocação de 120 mil novas tachas refletivas, conhecidas como “olho de gato”;
Instalação de 63 mil unidades de refletivos em barreiras de defensas de proteção;
Recuperação de todo sistema de iluminação da rodovia em perímetros urbanos, com mais de 6 mil novas lâmpadas led;
Renovação da iluminação da Ponte Anita Garibaldi e implantação de novos sistemas para iluminação cênica da ponte;
Recuperação total de 204 pontes e viadutos;
Revitalização de 20 passarelas;
Implantação de sistema de monitoramento por câmeras nas 20 passarelas (02 equipamentos em cada passarela, ampliando condições de segurança para pedestres e comunidades);
Implantação de 52,8 mil lâminas de defensas metálicas (proteção em curvas);
Implantação de mais de 300 terminais atenuadores de impacto;
Implantação de 18 mil metros de telas antiofuscantes;
Recolhimento de 50 caminhões de lixo por mês;
181 novos marcos quilométricos;

Atendimento 24 horas

No primeiro trimestre de 2021, toda a estrutura operacional e de atendimento 24 horas estará disponível aos usuários, através da prestação dos serviços médico, mecânico e inspeção permanente de tráfego. Os usuários do trecho contarão com seis bases de atendimento e 17 veículos operacionais, sendo 6 ambulâncias, 5 guinchos e 6 viaturas de inspeção. Outros serviços que estarão disponíveis no primeiro semestre de 2021, serão os canais de comunicação da CCR ViaCosteira, sendo: canal 0800 para informações e emergências, site institucional, aplicativo, e painéis de mensagens variáveis móveis, com dados da rodovia. Lembrando que todos esses serviços funcionarão 24 horas por dia e estarão à disposição do usuário que necessitar de algum apoio durante o percurso.

CCR ViaCosteira

A CCR ViaCosteira é responsável pela administração de 220,4 quilômetros da BR 101, no Sul do estado de Santa Catarina, região de grande importância agroindustrial e turística por contar com algumas das mais belas praias do Brasil. A concessão passa por 19 municípios, entre Palhoça e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. A ViaCosteira responde, ainda, pela operação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e pelos Túneis Morro do Agudo, em Paulo Lopes, e Morro do Formigão, em Tubarão.

Fonte: CCR ViaCosteira

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