(Foto: Filipe Scotti)
Representantes do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) reuniram-se com o presidente da Assembleia Legislativa (Alesc), deputado Mauro De Nadal, e discutiram a agenda de prioridades do setor produtivo. No encontro, realizado na manhã desta terça-feira, 7 de março, na Alesc, foram debatidos temas como: a manutenção dos incentivos fiscais, o fim do voto de qualidade no Tribunal Administrativo Tributário (TAT), a equidade na tributação do e-commerce, investimentos em infraestrutura de transportes, especialmente em rodovias e no acesso aos portos, aplicação do Código Florestal Brasileiro ao bioma Mata Atlântica, além da preocupação com marco temporal de terras indígenas, que afeta diversas áreas no estado, especialmente o Morro dos Cavalos, em Palhoça.
Para o vice-presidente da Fetrancesc, Riberto Lima, a reunião foi muito importante. “Cada representante de federação explanou sobre sua entidade. Apresentei dados do setor de transporte, como o faturamento de 26,29 bilhões em Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e), a arrecadação de 2,27 bilhões de ICMS e a Pesquisa CNT de Rodovias 2022. Em síntese, foi um encontro muito produtivo”, destacou.
“É uma aproximação entre o setor produtivo catarinense e a Assembleia Legislativa. É fundamental o diálogo para encontrarmos em conjunto as soluções para as demandas que trouxemos”, disse o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, que falou em nome do Cofem.
Também participaram do encontro os presidentes da Facisc, Sérgio Alves; da Fecomércio, Hélio Dagnoni; da FCDL, Onildo Dalbosco Júnior, além do diretor-superintendente do Sebrae, Carlos Henrique Ramos Fonseca, e dos vice-presidentes da Facisc, Enori Barbieri.
“Vamos buscar fazer uma aproximação maior para firmar boas parcerias em prol de Santa Catarina para que nosso estado possa se desenvolver ainda mais. E isso passa pela indústria, pelo comércio, pelo agronegócio, passa pelo setor produtivo”, afirmou Nadal.
O Cofem é composto pelas Federações das Indústrias (Fiesc), do Comércio (Fecomércio), da Agricultura (Faesc), dos Transportes (Fetrancesc), das Associações Empresariais (Facisc), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Micro e Pequenas Empresas (Fampesc), além do Sebrae-SC.