Na tarde da última segunda-feira, 11 de abril, a Comissão de Infraestrutura da Fetrancesc reuniu-se com o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Moacir Sopelsa, para a entrega de ofício buscando apoio para a infraestrutura rodoviária do Estado.
A entidade, que representa 13 sindicatos no Estado e mais de 20 mil empresas do setor em SC, apresentou dados da Pesquisa CNT de Rodovias – 2021, onde foram avaliados 3.230 km entre rodovias federais e estaduais em Santa Catarina, o estado geral das rodovias avaliadas temos mais de 71% (2.298 km) classificadas como: regular, ruim ou péssimo, e apenas 29% (932 km) classificadas como bom e ótimo, as quais estas são rodovias federais sob concessão. O estado geral inclui a avaliação conjunta do pavimento, da sinalização e da geometria da via.
O acréscimo do custo operacional devido às condições do pavimento chega a 35,7% no transporte rodoviário, podendo chegar a 55% quando a operação se dá apenas em rodovias estaduais, gerando um prejuízo financeiro na ordem de R$ 139 milhões e desperdício de diesel fóssil estimado em 31 milhões de litros, sendo que esses impactos são decorrentes das condições de pavimentação das rodovias.
Em estradas da malha catarinense, o custo estimado para reconstrução, reparos e manutenção, segundo a pesquisa da CNT alcança R$ 2,89 bilhões.
Entre os principais problemas apontados, destacam-se: afundamentos e recalques do pavimento; buracos no revestimento asfáltico; desagregação do pavimento; trilha de roda na capa asfáltica; trincamento do pavimento; e sinalizações horizontais e verticais precárias.
Além disso, o documento ainda mostra dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no qual revela que o Brasil ocupa a quinta posição no ranking mundial de vítimas de trânsito, atrás apenas da Índia, China, Estados Unidos e Rússia, com cerca de 22 mortes por 100 mil habitantes, atingindo nos anos de 2020 e 2021 (somados) um total de 43.342 mortes decorrentes de acidentes de trânsito. No Estado de Santa Catarina, somente no ano de 2021, tivemos 141.051 acidentes com 228.680 veículos envolvidos os quais resultaram em 903 óbitos.
Um dos principais modais de transporte nacional é o rodoviário. Por isso, os investimentos em infraestrutura são essenciais para o desenvolvimento econômico do Estado e, principalmente, para o setor de Transporte Rodoviário de Cargas (TRC). É fundamental garantir a qualidade e a conservação das vias para que os motoristas do setor e da sociedade como um todo possam trafegar com segurança.
O vice-presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, ressaltou a preocupação da entidade com a fragilidade das rodovias estaduais e federais. “Percebemos que as rodovias de Santa Catarina estão totalmente comprometidas, deterioradas e precisando de investimentos robustos relevantes, de uma forma continuada, com visão de médio e longo prazo.”
No encontro, Sopelsa se comprometeu com o empenho do Parlamento estadual em respaldar as reivindicações junto aos governos federal e estadual. “Nós reconhecemos a importância do segmento dos transportes e da segurança de boas estradas para todos os que nelas transitam”.
Na oportunidade, foi reforçada também a questão que já havia sido formalizada para o deputado sobre às mudanças propostas ao Governo do Estado pelo Detran/SC no regimento interno do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/SC).
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Na sequência, os membros da Comissão da Fetrancesc visitaram a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE). “Fomos recebidos pelo engenheiro civil e Superintendente de Infraestrura da SIE, Dagoberto Arns, que apresentou os investimentos realizados na recuperação das rodovias. Ficamos muito satisfeitos com a receptividade de ambos, dando adesão aos nossos pleitos”, destacou o presidente do Setcesc, Osmar Ricardo Labes.
Para Labes, a Comissão de Infraestrutura da Federação é fundamental dar acompanhamento nas obras em execução e aquelas que terão seu início no futuro. “Precisamos dar sequência no que estamos nos colocando à disposição para que tenhamos sucesso nos nossos pleitos. Com certeza a nossa Comissão tem muito a contribuir nesse processo de melhorias das nossas rodovias”, comentou.
Também estiveram presentes, o primeiro diretor político institucional da Fetrancesc, Clodomir Ribeiro Alves, o gerente executivo da Fetrancesc, Alan Zimmermann, e o membro do Conselho Fiscal da Fetrancesc, Ruy Hermes Gobbi.